Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Citroën Ë-SpaceTourer elétrico tm autonomia de 330 km

O grupo PSA já tem em marcha o seu ambicioso processo de eletrificação, e os seus grandes monovolumes/veículos comerciais são os próximos da lista.

Se há uma semana era a Peugeot com o seu e-Traveller que oferecia pela primeira vez um modelo 100% elétrico nessa categoria, agora chegou a vez do seu primo-irmão, o Citroën ë-SpaceTourer. Um modelo da Citroën que conta com a mesma versatilidade e mobilidade 100% elétrica. Tanto o e-Traveller da Peugeot como o Ë-SpaceTourer da Citroën, nascidos a partir da plataforma EMP2, compartilham boa parte de suas peças, de modo que não há muitas diferenças entre um e outro além do design. 

Aqui também encontramos um monovolume que podemos escolher entre três versões diferentes (uma inédita XS de 4.60 m de comprimento, e as conhecidas M de 4.95 m e a XL de 5.30 m) e diferentes opções na hora de configurar um interior que será capaz de acomodar até nove pessoas.

Também contará, como o seu primo, com duas opções distintas de bateria: uma de 50 kWh de capacidade com 18 módulos para oferecer uma autonomia de até 230 km segundo o ciclo WLTP, e uma superior de 75 kWh com 27 módulos para 330 km de autonomia, esta somente disponível com as versões maiores M e XL.

Toda a energia dessas baterias serve para alimentar um motor elétrico de 136 cv e um torque de 260 Nm, com os quais se pode alcançar uma velocidade máxima de 130 km/h, disponível em qualquer dos três modos de condução, o Normal (onde o desempenho se mantém em 80 kW e 210 Nm) Eco (60 kW e 190 Nm) e Power (100 kW e 260 Nm), este último ideal para garantir bons desempenhos quando o veículo roda com o número máximo de passageiros a bordo. Também há dois modos distintos de frenagem regenerativa, um com menor desaceleração e outro pensado para coletar mais energia.
Para carregar o ë-SpaceTourer será preciso acessar uma tomada de corrente localizada no para-lama dianteiro esquerdo e utilizar um dos dois tipos de carregadores disponíveis. De série este modelo conta com um carregador monofásico de 7.4 kW, mas de forma opcional podemos dispor de um carregador trifásico de 11 kW. 

Com isso pode-se realizar três tipos de carga diferentes: uma carga doméstica com uma tomada de 8A ou uma reforçada de 16A para reduzir à metade o tempo de carga, com uma carga acelerada em um ponto de carga rápida de 32 A monofásico ou um 16A trifásico, e por último uma carga super-rápida em um carregador público que permitirá ter o veículo pronto em somente 45 minutos (30 minutos no caso do modelo com a bateria de 50 kWh).

Esteticamente o Citroën ë-SpaceTourer se distingue de sua versão com motor térmico por detalhes como o logo azul com o emblema ‘ë’ instalado em uma grade inferior que conta com um novo desenho e, é claro, a tampa para a entrada de carga, além de um interior com um console central que dispõe do denominado ë-Toggle e um quadro de instrumentos exclusivo com toda a informação necessária. 

Não faltará também, é claro, a modularidade própria deste modelo, que permitirá utilizar distintas configurações para os bancos, todos eles deslizantes, extraíveis e independentes. O Citroën ë-SpaceTourer chegará aos concessionários no final deste ano de 2020 e estará disponível em quatro versões: Feel e Shine para particulares, Business e Business Lounge para profissionais.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável


PostagemCitroën Ë-SpaceTourer elétrico tm autonomia de 330 km

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário