Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Massificação dos carros elétricos trará novos desafios


A massificação dos carros híbridos e elétricos trará consigo novos desafios. Um deles tem a ver com a segunda vida que será dada às baterias usadas por este tipo de veículos, uma vez que tenham deixado de ser válidas para a finalidade que foram criadas.

É por isso que muitos fabricantes de automóveis que estão apostando pela mobilidade elétrica movem as fichas com o objetivo de avançar no uso sustentável de baterias no final de sua vida útil.

A Honda é um claro exemplo deste novo movimento. A empresa japonesa decidiu ampliar sua colaboração com a SNAM no campo da reciclagem de baterias de carros híbridos e elétricos.

Um acordo pan-europeu que permitirá à SNAM coletar e reciclar as baterias dos automóveis híbridos e elétricos da Honda. Uma vez sendo coletados, estes componentes serão preparados para sua ‘segunda vida’.

Caso uma bateria já não seja válida para ser utilizada em um carro híbrido ou elétrico, isto não quer dizer que não possa ser usada para outros fins. Por exemplo, podem ser destinadas para o armazenamento de energia renovável. Também podem extrair-se delas materiais valiosos para sua reciclagem. Honda e SNAM colaboram neste campo desde o ano de 2013.

Com a ampliação deste acordo, a SNAM coletará baterias de íons de lítio e níquel-hidreto metálico (NiMH) em toda a rede de concessionários oficiais da Honda e das Instalações de Tratamento Autorizadas (ATF por sus siglas em inglês) em 22 países.

Após sua coleta, a sua adequação para a reciclagem será analisada e processada de acordo. As baterias recicladas poderão ser destinadas para aplicações domésticas e industriais.

Caso as baterias coletadas apresentem danos e já não sejam aptas para uma segunda vida, serão extraídos os materiais fundamentais como o cobalto e o lítio. Estas substâncias poderão ser reutilizadas para a produção de baterias novas, pigmentos de cor ou como aditivos para misturas de argamassas utilizadas no campo da construção. Outros materiais mais comuns como o cobre, metal e plásticos, serão reciclados e oferecidos ao mercado para seu uso em diversas aplicações.

Os concessionários oficiais da Honda já podem organizar e solicitar a coleta das baterias no final de sua vida útil para seu tratamento e reciclagem através de uma plataforma web específica da SNAM.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemMassificação dos carros elétricos trará novos desafios

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário