A massificação dos carros híbridos e elétricos trará consigo novos desafios. Um deles tem a ver com a segunda vida que será dada às baterias usadas por este tipo de veículos, uma vez que tenham deixado de ser válidas para a finalidade que foram criadas.
É por isso que muitos fabricantes de automóveis que estão apostando pela mobilidade elétrica movem as fichas com o objetivo de avançar no uso sustentável de baterias no final de sua vida útil.
A Honda é um claro exemplo deste novo movimento. A empresa japonesa decidiu ampliar sua colaboração com a SNAM no campo da reciclagem de baterias de carros híbridos e elétricos.
Um acordo pan-europeu que permitirá à SNAM coletar e reciclar as baterias dos automóveis híbridos e elétricos da Honda. Uma vez sendo coletados, estes componentes serão preparados para sua ‘segunda vida’.

Com a ampliação deste acordo, a SNAM coletará baterias de íons de lítio e níquel-hidreto metálico (NiMH) em toda a rede de concessionários oficiais da Honda e das Instalações de Tratamento Autorizadas (ATF por sus siglas em inglês) em 22 países.
Após sua coleta, a sua adequação para a reciclagem será analisada e processada de acordo. As baterias recicladas poderão ser destinadas para aplicações domésticas e industriais.

Os concessionários oficiais da Honda já podem organizar e solicitar a coleta das baterias no final de sua vida útil para seu tratamento e reciclagem através de uma plataforma web específica da SNAM.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Massificação dos carros elétricos trará novos desafios
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário