Durante décadas, a ciência e a indústria usaram praticamente o mesmo eletrólito de carbonato de etileno (CE) nas baterias de íon-lítio. Em inúmeras experiências, os pesquisadores deixaram inalterada a química básica deste solvente, o que não permitiu uma inovação na direção dos eletrólitos.
Um grupo de cientistas japoneses liderados pelo professor Atsuo Yamada (Atsuo Yamada) primeiro teoricamente e depois praticamente recriou um eletrólito completamente novo, cujo desenvolvimento foi realizado levando em consideração o conhecimento das estruturas moleculares fundamentais.
O novo eletrólito é suportado por um solvente fosfato cíclico fluoretado (TFEP). Esta substância, de acordo com os desenvolvedores, é completamente incombustível, o que promete baterias à prova de fogo. Mas o mais importante (porém, o que poderia ser mais importante que a segurança?), O novo eletrólito permitirá que as baterias funcionem a uma voltagem mais alta do que em um eletrólito à base de carbonato de etileno. Portanto, a tensão das baterias de íon-lítio “clássicas” não pode ser maior que 4,3 V sem o risco de incêndio. Com base no solvente TFEP, a tensão da bateria pode ser de 4,9 V.
Uma voltagem mais alta, mesmo com a mesma capacidade da bateria, significa mais potência e, consequentemente, maior alcance do veículo elétrico e maior autonomia da bateria. O mesmo pode ser dito sobre as baterias para smartphones, se eles receberem um novo eletrólito. É justamente quando isso acontece, os cientistas não se comprometem a prever. Acrescentamos que um artigo sobre o estudo foi publicado na revista Nature Energy, mas o acesso é pago.
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Postagem: Criado substância para deixar bateria do VE mais eficientes
Publicado no Verdesobrerodas
Por tecmundo conteúdo
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