É do Reino Unido que chega a mais recente marca a somar-se ao mundo dos esportivos elétricos, um campo que demonstrou ser um dos favoritos para estas jovens empresas que buscam dar uma boa reviravolta com um pouco de originalidade e muita tecnologia.
Trata-se da Apex, que acaba de apresentar em Londres o seu primeiro modelo, o Apex AP-0 Concept.
Trata-se da Apex, que acaba de apresentar em Londres o seu primeiro modelo, o Apex AP-0 Concept.
Se este modelo se destaca por alguma coisa é por seu trabalhado design aerodinâmico que, segundo a marca, toma soluções procedentes da Fórmula 1 e Le Mans Series para conseguir gerir da forma mais eficiente possível o fluxo de ar sobre e em torno do carro.
De fato, conforme a Apex, o AP-0 é capaz de produzir uma grande carga aerodinâmica sem necessidade de enormes aerofólios, graças principalmente à aleta de tubarão que monta na parte traseira e que se une a um elegante spoiler de cauda de pato e as lanternas traseiras formando uma espécie de cruz de luz que inclusive se tornou a insígnia da marca.
Além disso, debaixo da carroceria se esconde um leve chassi de fibra de carbono com uma estrutura modular e uma coluna central para oferecer uma maior rigidez. Tampouco o desenho de sua suspensão foi esquecido, já que aqui também o AP-0 se inspira na Fórmula 1 com uma suspensão push-rod, enquanto que as rodas escondem freios com pinças de seis pistões.
Mas é no interior onde se percebe realmente a tecnologia que há neste AP-0. A posição de condução é muito baixa e com os pés levantados, similar à de um monolugar. Seu habitáculo com três telas e um volante quadrado dá as boas-vindas a um moderno ambiente onde a realidade aumentada também está presente, com um sistema LiDAR que permite criar mapas detalhados do entorno do carro em um raio de 100 metros de distância.
Além disso, contará com uma espécie de instrutor que, segundo a marca, permitirá “determinar a forma em que os condutores possam aprender novos circuitos e oferecer a melhor e mais imersiva experiência de corridas”.
De qualquer maneira, podemos confiar na máquina, já que também contará com sistemas de assistência à condução para alcançar um nível 3 de autonomia.
Com relação à mecânica deste esportivo, dispõe de um powertain elétrico destinado a oferecer uma tração exclusivamente traseira e conta com um pacote de baterias de 90 kW com o qual é capaz de oferecer 650 cv de potência em um carro com um peso total de 1.200 kg e uma autonomia de 515 km no ciclo WLTP.
Isto lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.3 segundos e uma velocidade máxima superior a 300 km/h. Além disso, dispõe de uma carga rápida que permite voltar à ação em somente 15 minutos para obter cerca de 80% de sua capacidade.
A verdade é que a coisa promete, mas para adquirir um exemplar do Apex AP-0 será preciso esperar até o segundo semestre de 2022, tempo suficiente para ver inclusive algumas mudanças que serão feitas em cima deste concept. De qualquer forma, a Apex informa que o modelo de produção terá um preço de 150.000 libras, cerca de 900.000 reais ao câmbio de hoje, e parece que a empresa irá oferecê-lo em diferentes mercados.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem:
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário