Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Honda quer estar na linha da frente dos veículos eletrificados


Com o lançamento da mais recente geração do monovolume citadino, a marca japonesa quer estar na linha da frente dos modelos amigos do ambiente, e as tecnologias Full Hybrid e HEV vão nesse sentido.

A estética do Jazz foi completamente redesenhada e traduz o dinamismo do modelo, condizente com a renovação que foi operada na gama e o maior espaço a bordo, a par com uma tecnologia atual e a conectividade que agora se exige a um automóvel, seja ele de que segmento for.

Esta nova proposta, que será vendida exclusivamente na Europa com uma motorização híbrida avançada, com a denominação e:HEV. Adota dois motores elétricos compactos de elevada potência, um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente.

A potência total é de 109 CV/80 kW e as acelerações de zero até aos 100 km/h levam apenas 9,4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h, sendo que o nível de emissões CO2 se cifra em E102 g/km (em ciclo WLTP), com consumos anunciados de 4,5 l/100 km (em ciclo WLTP) no modelo base e 110 g/km (em ciclo WLTP) e 4,8 l/100 km (em ciclo WLTP) na variante Crosstar.

Na condução em modo elétrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente ao motor de propulsão elétrica. Já em modo híbrido o motor de combustão fornece energia ao motor-gerador elétrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão elétrica. Em modo convencional o motor a gasolina é ligado diretamente às rodas através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).

Na maioria das situações de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições contínuas entre os modos EV Drive e Hybrid Drive. Na condução nas vias rápidas, é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência “a pedido” com origem no motor de propulsão elétrica, permitindo acelerações rápidas.

Em modo híbrido, o excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o conjunto de baterias através do gerador. O modo de condução elétrico também é acionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio da travagem regenerativa para recarregar a bateria.

A mudança entre os três modos de condução é imperceptível para os ocupantes; os engenheiros de desenvolvimento do Jazz fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso durante as transições.

Os motores elétricos com tecnologia proprietária da Honda tiveram como eixo central no seu desenvolvimento a redução de peso e espaço e, ao mesmo tempo, maximizar a potência disponibilizada.

A segurança passiva é igualmente importante para a Honda, tanto quanto a segurança ativa e para ajudar a proteger os ocupantes em caso de acidente, o novo Jazz apresenta agora dez airbags, incluindo o novo airbag central dianteiro. Este inovador airbag central está integrado no centro do encosto do condutor e expande-se pelo lado em caso de colisão, protegendo assim, as cabeças dos ocupantes.

 VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemHonda quer estar na linha da frente dos veículos eletrificados

Publicado no Verdesobrerodas



Por PT Jornal conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário