
O objetivo é tornar o mundo automóvel mais verde. Mas, neste ano, o horizonte será cinzento para os fabricantes.
No primeiro dia de 2020 entraram em vigor as apertadas restrições que limitam a 95 g/km as emissões de CO2 dos novos modelos lançados no mercado.
Uma norma europeia que está a obrigar as marcas a largar o seu histórico vício pela combustão interna e a render-se ao caminho da eletrificação, rumo à sustentabilidade. E o que levou, inclusivamente, vários construtores a adiar o lançamento de modelos elétricos para o próximo ano.
As multas previstas, a aplicar em 2021, versarão sobre 2020. E a ameaça não é pequena. Estima-se em 30 mil milhões de euros, o valor das coimas para quem não consiga baixar as emissões para o mínimo legal. Conseguirá a indústria automóvel adaptar-se a esta nova realidade? A resposta é simples: não terá outro remédio.

O atual contexto – e legislação europeia – tem gerado parcerias estratégicas. É disso exemplo, a aliança assinada, dia 18 de dezembro, entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Groupe PSA. Uma fusão, no mínimo, histórica, liderada por um português, Carlos Tavares, e que gera aquele que será o quarto maior construtor mundial, em termos de volume, e o terceiro maior, em volume de negócios.
Ambos os grupos sublinharam que o objetivo será incrementar soluções para esta “nova era da mobilidade sustentável”. A união gerará “um volume de vendas anual de 8,7 milhões de veículos, com um volume de negócios de aproximadamente 170 mil milhões de euros, um resultado operacional corrente superior a 11 mil milhões de euros e uma margem de lucro operacional de 6,6%, considerando os resultados agregados de 2018”. Mas não só.
A FCA, carente de avanços tecnológicos e de propostas elétricas, encontrará no Groupe PSA a experiência que lhe falta neste campo, vincando uma posição mais sólida na Europa. Por sua vez, o grupo francês garantirá, por via do construtor italiano, uma maior robustez na América do Norte e América Latina.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Montadoras terão que recorrer a veículos eletrificados para adequar as novas regras europeias
Publicado no Verdesobrerodas
Por Dinheiro Vivo conteúdo
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