Desde esta quinta-feira que já é possível carregar o automóvel elétrico em vários municípios do Médio Tejo, nomeadamente no centro histórico de Vila Nova da Barquinha onde o posto público foi hoje ligado.
O carregador rápido EV Charger 22kVA (tempo médio de carregamento de 20 a 30 minutos) de veículos elétricos está instalado desde final de 2018 na Rua Marechal Carmona, junto à Galeria de Sto Antônio e em frente à Igreja Matriz, tem aptidão para 2 veículos, mas só hoje recebeu a certificação.
Numa primeira fase, os carregamentos serão gratuitos. Após o período experimental de algumas semanas, passarão a ser praticados os preços comuns à restante rede pública nacional. No dia de hoje, também foram ligados os carregadores no Entroncamento, Torres Novas e Golegã, entre outros, sendo que o objetivo é que exista pelo menos um posto por cada município. Abrantes foi o único município da região onde o posto público de carreamento esteve sempre a funcionar.
Poderão utilizar este posto os aderentes ao cartão MOBI.E, que dá acesso a todos os postos de carregamento da rede pública. A mobilidade elétrica é um importante contributo para a mobilidade sustentável e para o aumento da eficiência energética no transporte. Mais informações em https://www.mobie.pt/
A medida surgiu na sequência do Protocolo de Colaboração Institucional “Promoção da Mobilidade Elétrica na Região do Médio Tejo” celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a MOBI.E (Mobilidade Elétrica) para a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em alguns municípios da CIMT.
Na primeira fase deste projeto piloto foram abrangidos os municípios de Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Entroncamento, Torres Novas, e Sertã, que dispõem de duas tomadas com 22 kW de capacidade cada, sendo que o objetivo é instalar carregador público em cada concelho, de forma a promover a “mobilidade inteligente”.
A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha criou, entretanto, um Plano Municipal para a Mobilidade Elétrica. O documento enquadra e programa as ações de promoção, incentivo e implementação da mobilidade elétrica no município, em coerência com as orientações nacionais e no respeito das especificidades locais.
No conjunto de medidas de incentivo previstas pelo Plano destacam-se a criação de estacionamentos dedicados para veículos elétricos e a adoção de veículos elétricos na renovação da frota municipal.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Médio Tejo amplia oferta de carregamento para veículos elétricos
Publicado no Verdesobrerodas
Por mediotejo conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário