A eletrificação dos carros na Europa já é uma realidade. Com a ampliação rápida da oferta de modelos híbridos e elétricos por lá, a Renault lançou as versões E-Tech dos irmãos Clio e Captur.
Mais avançado, o SUV compacto híbrido plug-in tem no baixíssimo consumo seu destaque: 66,7 km/l. Mas não se animem, pois nem o Captur nem o Clio não serão vendidos no Brasil.
Os novos Renault Clio E-Tech e Captur E-Tech usam motor 1.6 SCe quatro cilindros aspirado combinado a dois motores elétricos. São 140 cv no Clio e 160 cv no Captur: potência maior que o 2.0 aspirado de 148 cv usado no Captur brasileiro.
Cada motor elétrico tem função diferente: um deles serve como um motor de partida de alta voltagem, enquanto o outro é responsável por mover as rodas. Segundo a Renault, a transmissão é inspirada nos carros de fórmula 1 e permite arrancadas usando apenas eletricidade.
A única diferença entre Captur e Clio nessa situação é que o SUV pode ter suas baterias recarregadas com fontes externas, exatamente como os novos Jeep Renegade 4Xe e Compass 4Xe que serão vendidos no Brasil ainda em 2020. Já o hatch é como o Toyota Corolla Hybrid, que tem as baterias carregadas por meio do sistema de freios regenerativos ou pelo próprio motor a combustão.
Enquanto no Brasil ainda estamos na primeira geração do Captur, o modelo híbrido europeu já é parte da segunda encarnação do SUV compacto. Ele ficou maior e mais luxuoso, com direito a central multimídia vertical estilo Tesla, faróis e lanternas de LED e carroceria mais esportiva.
Já o Clio está em sua quinta geração, a terceira longe do Brasil. Enquanto não há chances de o modelo voltar a ser vendido no Brasil, ele servirá de inspiração para a terceira geração do Renault Sandero, que já está em testes e deve ser lançado por aqui dentro de dois a três anos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: A eletrificação dos carros na Europa já é uma realidade
Publicado no Verdesobrerodas
Por iCarros conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário