Foi revelado na China o GAC ENO.146, um protótipo de uma berlina que anuncia o menor coeficiente de resistência aerodinâmica do mundo (Cx) para um automóvel atual: 0,146.
Foi no Salão de Guangzhou, na China, que foi revelado o GAC ENO.146, denominação que é uma referência direta ao seu coeficiente de resistência aerodinâmica (um valor sem dimensão que serve para quantificar a resistência de um objeto ao atravessar um fluído, como o ar ou a água, e que pode ser anotado como Cx, Cd ou Cz) de apenas 0,146. O quão baixo é?
Fiat 500 — Cx = 0,32
BMW i8 — Cx = 0,26
Porsche Cayenne — Cx = 0,34
Bugatti Chiron — Cx = 0,39
O veículo de produção que mais se aproximou deste valor foi o (limitado) Volkswagen XL1, com um Cx = 0,18. No campo dos concepts, e deixando de fora alguns exemplos impraticáveis (protótipos eco-maratonas), em 1985, o Ford Probe V chegou a fazer melhor: 0,137.
De momento o GAC ENO.146 não passa de um protótipo e será usado como “laboratório de testes rolante”. Não só oferece muito pouca resistência aerodinâmica (o seu design influenciará futuros modelos de produção da GAC), como é também 100% elétrico e 100% autônomo (nível 5).
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Postagem: Protótipo GAC ENO.146 é 100% elétrico e 100% autônomo
Publicado no Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
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