Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Nissan já vendeu mais de 350.000 carros elétricos Leaf equipados com ProPILOT


A Nissan ainda não fala em direção autônoma. Prefere o termo “direção assistida”. Essa cautela segue a precaução tomada por outros fabricantes, após acidentes com carros autônomos. Por isso chama o ProPILOT 2 de tecnologia de assistência ao condutor.

Na prática, o novo sistema permite largar o volante em rodovias, encarregando o próprio carro a condução em vias expressas, que segue as orientações de direção do GPS.

O equipamento estreia no Japão, no sedã esportivo de luxo Skyline, mas esbarra na lei: conforme a legislação local, o motorista não pode desviar a atenção da via, nem se desligar da direção. Ou seja, de tempos em tempos é necessário tocar no aro, “avisando" a eletrônica que o motorista está atento.

Uma câmera fica apontada para o rosto do condutor e identifica a direção do olhar. Quando a pessoa olha para os lados, paisagem ou passageiros, imediatamente é repreendida pelo ProPILOT. Entre as inovações em relação à geração anterior está a maior precisão na direção, bem como a velocidade na reação acerca do tráfego.

O ProPILOT 2 identifica veículos lentos e sugere ultrapassagens, quando necessário, caso perceba que as faixas vizinhas estão mais rápidas que a ocupada pelo Skyline. Para isso, aponta a possibilidade da manobra e aguarda que o motorista inicie a instrução de tomada por meio de um toque na seta. A partir daí, o carro faz a mudança de faixa e inicia a aceleração para a ultrapassagem, retornando à faixa ocupada anteriormente.

Para funcionar, o Nissan Skyline está equipado com sensores, sonares, radares e câmeras 360º, que avaliam o entorno do veículo 100% do tempo. De forma automática, esses recursos garantem monitoramento mesmo quando o ProPILOT não está operando. 

Quando não está em vias expressas, o equipamento de condução autônoma não pode ser acionado. Para ativá-lo, é necessário estabelecer uma rota no sistema de navegação para que o carro libere o recurso nos trechos possíveis.

O ProPILOT da primeira geração está disponível em alguns mercados desde 2016. Fez sua estreia com a minivan Serena, no Japão. Nos Estados Unidos, equipa a segunda geração do elétrico Leaf. De acordo com a Nissan, mais de 350.000 carros já foram vendidos com o equipamento.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável


PostagemNissan já vendeu mais de 350.000 carros elétricos Leaf equipados com ProPILOT

Publicado no Verdesobrerodas



Por Auto Esporte conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário