Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Plataforma VAMO conta com 10 novos carros elétricos


Desde sexta-feira, 20 de dezembro de 2019, Fortaleza conta com 10 novos carros elétricos na plataforma VAMO.

O VAMO Fortaleza é uma alternativa de transporte e mobilidade urbana sustentável para a população. O sistema conta com 13 estações (onde é possível retirar e devolver veículos) e 4 vagas (que possibilitam apenas a devolução de veículos). 
Os novos veículos servem a uma plataforma de compartilhamento, e os modelos, mais espaçosos, alinham-se ao padrão de demanda dos usuários. Os 10 novos carros são modelo ZOE, da marca Renault. Com mais cinco do modelo E6, da marca BYD, que já opera no sistema de compartilhamento na Capital, o total agora alcança 15 carros. Os dois modelos, 100% elétricos, oferecem cinco lugares para usuários e amplo espaço de bagageiro, tornando a frota mais adequada às necessidades.

O VAMO é um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT).

O principal benefício do sistema é o incentivo às energias limpas e renováveis, não emitindo gases poluentes e poluição sonora, assim como já acontece em cidades europeias, como Paris, Milão, Londres, e nos Estados Unidos, a exemplo de Indianápolis.

Luís Alberto Sabóia, secretário executivo da Conservação e Serviços Públicos, afirma que o sistema passa agora por uma nova fase. “O projeto já está com três anos e estamos entrando em uma nova etapa. Nas várias pesquisas que fizemos com usuários, identificamos que o perfil mais adequado é um carro com cinco lugares, por isso, estamos substituímos os de dois lugares por essa frota nova de carros maiores. O nosso desafio agora é a expansão e estamos pensando em um VAMO movido a biometano, gás produzido por resíduos sólidos, sendo complementar a esse projeto elétrico”, destaca.


Desde setembro de 2016, o VAMO Fortaleza tornou-se uma alternativa de transporte e mobilidade urbana sustentável para a população. Com 13 estações (onde é possível retirar e devolver veículos) e 4 vagas (que possibilitam apenas a devolução de veículos), o VAMO já possibilitou a realização de 6.739 deslocamentos sem a emissão de poluentes em meio urbano, o que resultou em uma economia de mais de 9 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemPlataforma VAMO conta com 10 novos carros elétricos

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário