As empresas vão poder deduzir no IRC a totalidade do IVA suportado com a eletricidade gasta no carregamento de carros elétricos e híbridos. A medida está numa versão preliminar do Orçamento do Estado para 2020, a que o ECO teve acesso.
Ao abrigo do Código do IVA, as empresas já podiam deduzir 50% do IVA do gasóleo, mediante algumas condições. No entanto, a partir de 2020, vão poder deduzir também no imposto 100% do IVA pago com a aquisição de energia para o carregamento das baterias.
Esta medida junta-se, assim, aos incentivos às empresas para a utilização de automóveis elétricos e híbridos, vistos como mais ecológicos do que os carros com motores de combustão, que usam combustíveis derivados do petróleo.
Entre as novidades previstas para as empresas em 2020 está também o alargamento do primeiro escalão da tributação autônoma na compra de automóveis pelas empresas. Até aqui, só as aquisições até 25.000 euros eram tributadas a uma taxa de 10%, mas este intervalo vai evoluir para 27.500 euros, como noticiou o ECO esta segunda-feira.
Concretamente, no caso das pequenas e médias empresas (PME), o valor máximo dos lucros que pagam taxa reduzida de IRC passa de 15 mil euros para 25 mil euros, alargando o benefício a mais PME.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Eletricidade no carregamento do VE terá desconto de 100% do IVA
Publicado no Verdesobrerodas
Por ECO conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário