Pelo menos desde 2015 que se fala que a Turquia pretende ter um veículo elétrico nacional.
Agora, o projeto parece ter ganho algum avanço com a imprensa turca a dar conta de que esse modelo pode ver a luz do dia na segunda metade de 2022, com uma autonomia de 500 km e tempos de carregamento de meia hora (em DC) e dez horas (numa normal tomada doméstica).
O design será da Pininfarina e o projeto é abraçado pela Automobile Joint Venture Group (TOGG), a qual é formada pelos cinco maiores grupos industriais turcos: Anadolu Group, BMC, Kok Group, Turkcell e Zorlu Holding. Cada uma destas entidades detém 19% da joint-venture. Os restantes 5% são da Turkiye Odalar ve Borsalar Birligi (TOBB), uma espécie de Câmara do Comércio e Indústria da Turquia.
O veículo será um SUV de segmento C que fornecerá soluções de conectividade com dispositivos inteligentes, as quais serão desenvolvidas por uma startup de bandeira turca.
A ideia é que esse EV seja ele próprio um elemento de um ecossistema de Internet of Things, podendo interagir com dispositivos de domótica e redes inteligentes. Segundo algumas fontes indicam que o veículo poderá recorrer a realidade aumentada como alternativa aos dispositivos de navegação.
A imprensa turca refere que o polêmico presidente turco Erdogan deverá nos próximos dias efetuar já uma apresentação pública do modelo, conduzindo o veículo, na província de Kocaeli, distrito de Gebze, num trajeto que inclui a travessia da ponte de Osmangazi. Nessa altura, deverá revelar o nome do automóvel.
O SUV elétrico será fabricado no Information Technologies Valley (IT Valley), em Gebze, e deverá ser o primeiro de outros elétricos “Made in” Turquia. Nos planos do Estado da Turquia está o lançamento de até cinco modelos elétricos até 2030.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Carro elétrico da Turquia terá autonomia de 500 km
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário