O Optimus Ride é pioneiro no serviço veículos autônomos para o transporte de passageiros. O pequeno ônibus com lotação para quatro ocupantes, dispensa condutor, mas nesta fase inicial ainda opera num circuito predefinido na zona portuária de Brooklyn, em Nova Iorque, com a supervisão de dois funcionários da empresa, apenas para garantir a segurança e a funcionalidade de todo o processo.
O serviço é, para já, gratuito, também porque a sua circulação está limitada a vias privadas, mas estima-se que o pequeno ônibus possa servir cerca de 16 mil passageiros por mês, a uma cadência de 125 viagens diárias.
O modelo dispõe de propulsão 100% elétrica, podendo atingir 40 km/h de velocidade máxima, mas por imposição legal, esta frota composta por seis ‘táxis-robot’ não pode ultrapassar os 24 km/h.
Ryan Chin, presidente executivo da empresa, explica que a segurança é a imagem de marca da companhia que opera na área dos veículos autônomos desde 2015. «A maioria dos acidentes é causada por erro humano», sublinhou.
E exemplifica como através dos seus sistemas autopilotados, comportamentos de risco como o uso do celular, a condução sob efeito de álcool ou a fadiga ao volante, simplesmente deixariam de fazer parte das estatísticas da sinistralidade rodoviária. «Enquanto houver energia nas baterias, os nossos veículos nunca ficarão ‘exaustos’».
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Zona portuária de Nova Iorque adota ônibus autônomos e elétrico
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário