Grandes quantidades de dióxido de carbono são emitidas desnecessariamente quando os caminhões cisterna chegam às quintas para coletar o leite.
Isto acontece porque os caminhões utilizam os motores Diesel para acionar a bomba que enche a cisterna.
Isto acontece porque os caminhões utilizam os motores Diesel para acionar a bomba que enche a cisterna.
A empresa de tecnologia Semcon desenvolveu um sistema elétrico que reduzirá o consumo de dielse de um único camnhião em até 5.000 litros por ano. Além disso, os níveis de ruídos e as emissões nestas zonas rurais também serão reduzidos.
A Tine, uma empresa norueguesa responsável por grande parte do transporte de leite da Noruega, planeja instalar novas bombas nos seus 250 veículos. A Semcon, a Tine e a Enova estão a trabalhar em parceria neste projeto. A bateria do motor elétrico é carregada enquanto o veículo está em movimento, como uma bateria de um automóvel comum.
As baterias fornecem energia suficiente para alimentar luzes e limpa para-brisa, entre outros elementos que ajudam a garantir o conforto e a segurança do motorista. Praticamente nenhum ruído é emitido durante a alimentação elétrica, o que significa que ruídos prejudiciais podem ser, consideravelmente, reduzidos durante a recolha de leite nas fazendas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Motor elétrico poupará até 5.000 litros de diesel/ano por caminhão
Publicado no Verdesobrerodas
Por Jornal das Oficinas conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário