
Isso porque, para ser considerado híbrido, um carro deve possuir dois motores, um deles com propulsão a combustão e o outro, elétrico. Outra característica nesse tipo de veículo é que eles não liberam poluentes e são considerados ecologicamente corretos.
Geralmente esse tipo de carro possui um motor à gasolina e outro movido a eletricidade, responsável por auxiliá-lo. Mas, o que ainda não existe, no seleto mundo dos carros híbridos, é um carro em que um dos motores seja movido por uma combinação entre eletricidade e a tecnologia flexfuel, que combina vários combustíveis.
Essa combinação inédita pode se tornar realidade em um futuro próximo e depende da boa vontade de montadoras que tenham interesse em investir em uma parceria com a Universidade de São Paulo (#USP), que está à frente do projeto.

Hoje, existem apenas cinco modelos de carros híbridos à venda no Brasil: Toyota Prius, Lexus CT200h, Ford Fusion Hybrid, Mitsubishi Outlander PHEV e BMW i8. Esse cenário, composto por veículos ainda muito caros, - o Prius é o mais barato deles e custa cerca de R$ 120 mil - pode mudar totalmente com a popularização desse tipo de tecnologia.
"Estamos procurando um fabricante de veículos que se interesse por esse projeto, no qual já temos como parceiro o Instituto Mauá de Tecnologia", adianta o diretor científico do RCGI, Julio Meneghini. De acordo com o profissional, as tratativas iniciais envolvem dois fabricantes, para que se possa transformar o veículo. "A seguir, passaremos a adaptá-la para gás natural e biometano”, acrescenta.
A ideia dos pesquisadores é adaptar o veículo híbrido para que ele possa utilizar como combustível gasolina pura, a gasolina nacional, que tem 27% de etanol anidro, o etanol hidratado, o gás natural comprimido e o biometano - este último, um biogás purificado, de onde são removidas partículas de dióxido de carbono e outros gases prejudiciais ao meio ambiente.
Ainda de acordo com Meneghini, a tendência é que os carros no Brasil sejam flexfuel, sobretudo usando gasolina e etanol, eventualmente podendo utilizar gás natural e biometano. O responsável pela pesquisa acredita que o maior desafio do projeto, além das adaptações, é obter uma eficiência superior a de um carro flex convencional nos quesitos consumo e emissões de poluentes.
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Postagem: Há cinco modelos de carros híbridos à venda no Brasil
Publicado no Verdesobrerodas
Por Blasting News conteúdo
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