
Na Volkswagen eles têm muito presente este fato e por isso apresentaram uma completa linha de furgões comerciais eletrificados que já estão disponíveis para encomenda. A ofensiva de eletrificação da Volkswagen Veículos Comerciais contempla os novos e-Caddy ABT, e-Transporter ABT e e-Crafter.
Com estes três modelos, a marca alemã marca presença 100% elétrica em cada um dos segmentos relevantes do mercado de veículos comerciais leves, um objetivo que o grupo alcançou graças ao seu compromisso com a eletrificação. Agora, a Volkswagen apresentou sua estratégia de ecomobilidade e mostra o futuro para onde caminha a marca.
Nos últimos anos está sendo potencializado o desenvolvimento de versões elétricas de furgões comerciais, algo que acontece em um momento ideal. O boom incontrolável do comércio eletrônico e as restrições ao tráfego no centro das grandes cidades fazem destes veículos, não só uma necessidade, mas uma vantagem competitiva frente a outras marcas.
O e-commerce, que teve um crescimento exponencial nos últimos três meses devido ao confinamento provocado pela pandemia do coronavírus, está provocando que o transporte de mercadorias evolua para adaptar-se às novas normas impostas nas grandes cidades europeias, onde se restringe o acesso a veículos com motores térmicos tradicionais aos centros urbanos, o que dificulta que os profissionais do transporte possam realizar corretamente o seu trabalho.
Desta necessidade nasce a linha 100% elétrica da Volkswagen Veículos Comerciais, uma família de modelos que é composta por três furgões de três tamanhos diferentes, dois dos quais foram desenvolvidos com a ajuda do especialista alemão ABT e sua divisão dedicada aos sistemas de propulsão elétricos, a ABT e-Line.
Assim, a marca alemã dispõe de uma linha de modelos comerciais elétricos que cumpre com essa primeira fase de um ambicioso programa que contempla o lançamento de até 75 novos veículos elétricos dentro do Grupo Volkswagen até 2029. Para isso, o grupo investirá 33 bilhões de euros em mobilidade elétrica até 2024, um primeiro passo para alcançar o ambicioso objetivo do grupo para ser uma empresa neutra em emissões de CO2 em 2050.
Deste compromisso com o carro elétrico, a Volkswagen Veículos Comerciais dispôs uma completa linha de modelos eletrificados que começa com o Volkswagen e-Caddy ABT. Disponível como Maxi de chassi longo em versão furgão, oferece um motor elétrico de 83 kW (113 cv) e 200 Nm de torque máximo. Surge associado a uma transmissão DSG de uma só relação que envia a potência ao eixo dianteiro, conseguindo assim uma autonomia de mais de 120 km, segundo o ciclo de homologação WLTP, graças à sua bateria de íons de lítio de 37.3 kWh de capacidade.
O e-Caddy ABT tem uma capacidade de carga de até 651 quilos e 4.2 metros cúbicos, enquanto que sua bateria pode ser recarregada em uma tomada de corrente alternada AC a uma potência de 7.2 kW e em carga rápida contínua CCS de até 50 kW.
Por outro lado, para obter a máxima autonomia, sua velocidade máxima está limitada a 90 km/h, mas os clientes podem incrementá-la de maneira opcional até os 120 km/h.
Também oferece um equipamento de série bem completo, onde se incluem elementos como o assistente de partida em rampas, pacote Connectivity com rádio Composition Colour, retrovisor externo com ajuste elétrico e térmico, faróis antineblina com função cornering light, Climatic, airbags laterais e de cabeça para condutor e acompanhante, porta traseira de duas folhas e piso de borracha no habitáculo e na zona de carga.
Por outro lado, os clientes que necessitem maior capacidade de carga, dispõem do Volkswagen e-Transporter ABT. Assim como o e-Caddy, compartilha o mesmo conjunto de motor elétrico e bateria, superando também os 120 km de autonomia e as mesmas opções de recarga. No entanto, o Transporter elétrico pode alcançar uma capacidade de carga de até 1.091 kg e 6.7 metros cúbicos graças à sua configuração de furgão de chassi longo.
Entre o equipamento mais destacado do e-Transporter ABT se incluem o rádio Composition Audio, ar condicionado com regulagem eletrônica, faróis antineblina com função cornering light, e-Call chamada de emergência, Car-Net, iluminação interior com tecnologia LED no habitáculo e na zona de carga, além de duas entradas USB tipo C.
A terceira opção da linha eletrificada da Volkswagen Veículos Comerciais é o novo e-Crafter.
Este modelo, que foi desenvolvido por completo pela Volkswagen, equipa um motor elétrico de 100 kW (136 cv) com um torque máximo de 290 Nm. A bateria encarregada de fornecer energia é uma unidade de 43 kWh, com a qual é capaz de rodar entre 115 e 120 quilômetros com uma só carga, segundo dados do ciclo WLTP.
Ao mesmo tempo, a bateria localizada debaixo do espaço de carga do Crafter elétrico combina um sistema de carga rápida CCS que permite obter 80% do nível em somente 45 minutos. Este desempenho se combina com um grande volume de carga graças a um compartimento com 3.201 mm x 1.832 mm x 1.861 mm, o que dá como resultado 10.7 metros cúbicos de capacidade e uma carga máxima de até 1.709 kg.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: VW disponibiliza linha de furgões comerciais eletrificados
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário