
O primeiro desenvolvimento foi para o fabricante de veículos de bombeiros Rosenbauer. O caminhão – chamado “Revolutionary Technology” – RT (“Tecnologia Revolucionária”) possui um motor e baterias elétricas, embora não haja informação sobre as suas capacidades.
Porém, este veículo não se pode considerar como um puro elétrico. Isto porque, não obstante cada eixo do camião ser alimentado por um motor elétrico e o sistema de armazenamento de energia permitir uma viagem movida a eletricidade (“com tempo suficiente para as operações no local de resgate”, segundo o construtor), caso a viagem ou operação demore mais do que o esperado, este camião elétrico possui um motor Diesel de reserva a bordo. Não há, igualmente, indicações sobre a sua capacidade.
Este carro de bombeiros eletrificado está atualmente a ser testado e, segundo a Volvo, em breve começará a fazer trabalho em teatro de operações reais com os bombeiros em Berlim, Amsterdão e Dubai.
“Os bombeiros que respondem a uma chamada precisam de um veículo capaz de alta velocidade, aceleração rápida, travagem forte e manobrabilidade. A transmissão elétrica do RT, combinada com suspensão independente e um chassis hidropneumático, oferece um alto padrão de segurança e um ótimo desempenho de direção”, afirma a Volvo Penta.
Afastando-se dos conceitos convencionais de veículos comerciais e desenvolvendo uma solução elétrica para a transmissão do veículo, a Volvo Penta e Rosenbauer introduziram uma arquitetura de veículo completamente nova que garante altos volumes de carga, dimensões compactas e agilidade.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Volvo Penta concebeu linha de transmissão elétrica para carros de bombeiros
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário