Enquanto na Europa a eletrificação dos carros está sendo tomada de maneira praticamente obrigatória, visto que alguns países proibirão a circulação de carros a combustão em determinados territórios, em países como o Brasil e EUA, esse movimento é mais lento.
No entanto, o estado da Califórnia, nos EUA, decidiu tomar decisões mais drásticas e proibir a venda e circulação de determinados veículos movidos a combustão. A partir de 2045 será proibida a venda de caminhões e veículos comerciais movidos a diesel, gasolina ou qualquer outro combustível fóssil.
A circulação desses meios de transporte também será restringida, obrigando a frota de caminhões locais a se renovar a passar a ser movida somente a eletricidade ou hidrogênio. Os ônibus também passarão por esse processo, mas mais cedo: em 2029 toda frota circulante no estado será elétrica.
Para que a mudança não seja feita de maneira tão brusca, o governo californiano determinou que a partir de 2035 pelo menos metade dos caminhões vendidos deverão ser elétricos.
No mesmo ano, rebocadores e empilhadeiras movidos a diesel serão proibidos. Veículos comerciais de pequeno porte, como vans, e carros devem seguir a regra a partir de 2040.
No Brasil já houve discussão de um projeto de lei para proibição de circulação e venda de carros movidos a combustão por aqui.
Contudo, a estrutura nacional para carros elétricos ainda é bastante restrita, as vendas ainda são baixas e os carros elétricos ainda são muito caros, especialmente quando comparados a outros países.
Uma política de incentivo para modelos ecologicamente corretos já existe, com redução de impostos e isenção de rodizio, mas ainda não são soluções no mesmo nível aplicadas em outros países para incentivo da compra e fabricação local de carros híbridos e elétricos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Eletrificação dos carros está se tornando praticamente obrigatória na Europa
Publicado no Verdesobrerodas
Por iCarros conteúdo

Nenhum comentário:
Postar um comentário