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quinta-feira, 4 de junho de 2020

Vendas dos carros elétricos são menos afetadas na pandemia

As vendas de automóveis estiveram, naturalmente, em baixa nos últimos meses em todo o mundo, mas a descida nos elétricos não foi tão acentuada, o que lhes permite ganhar maior fatia de mercado. Desde março deste ano que as vendas dos automóveis na Europa estão em declínio.

No entanto, os veículos elétricos a bateria e plug-ins registaram uma queda menos acentuada, o que lhes dá maior presença no mercado atual. Em abril de 2019, estes modelos tinham 7% do mercado e, passado um ano, conseguem ter 17%. 

Os dados da Jato Dynamics mostram que na Europa registaram-se menos 52% de carros de passageiros novos em março deste ano face a março do ano passado. As vendas de veículos a bateria baixaram 29%, uma queda diferente da que registaram os veículos de combustão interna (78%) e um desempenho diferente do que tiveram os plug-ins (mais 7% de vendas).

O Engadget avança que o Model 3 da Tesla foi o segundo carro mais popular de todos na Europa neste período, mas que o aumento das vendas de Mercedes, VW, BMW, Hyundai, Volvo e Suzuki serviu de alavanca para que os elétricos tenham mais mercado agora. 

Esta evolução é positiva para os fabricantes que assim poderão conseguir atingir as metas de emissões e evitar multas pesadas por incumprimento.

Em janeiro, entraram em vigor regras mais apertadas sobre as emissões autorizadas e determinou-se que os fabricantes pagariam mais €95 por grama acima das 95 g/km de emissões poluentes. O valor a pagar seria multiplicado pelo número de veículos vendidos. Os analistas de mercado preveem que também existam multas a pagar, embora para já não se conheçam os montantes.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Exame Informática conteúdo

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