Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Nissan será o carro-chefe da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

Faz poucos dias que foi anunciada a nova estratégia da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e com ela soubemos que a Nissan será o carro-chefe deste trio no que diz respeito à tecnologia elétrica.

Pois bem, esse papel parece encaixar perfeitamente com o último anúncio da marca japonesa que mostrou ao mundo sua nova tecnologia e-4ORCE, um novo sistema de tração total para carros elétricos com dois motores que permitirá melhorar consideravelmente nossa experiência ao volante.

Segundo explicam, esta tecnologia permitirá melhorar aspectos como a aceleração, a frenagem, a direção, o comportamento em curvas e a estabilidade, e também incluirá pela primeira vez uma tração integral em modelos elétricos da casa, que até agora tiveram que se conformar principalmente com uma tração dianteira.

Como o próprio nome indica, o e-4ORCE é um sistema destinado a carros elétricos e gerencia as quatro rodas graças a um powertrain com dois motores elétricos. Segundo a marca há quatro maneiras pelas quais este sistema permite melhorar o comportamento de um carro.

A primeira e mais evidente é a aceleração. O e-4ORCE tem como objetivo oferecer uma aceleração instantânea graças a seus dois motores, mas ao mesmo tempo suave, gerenciando a entrega em todo o momento.

A segunda é a condução do carro, principalmente oferecendo “um controle de chassi equilibrado, layout e direção precisa a todo momento” para assim garantir um comportamento previsível do carro, inclusive nas manobras mais repentinas. 

Isso se consegue modulando constantemente não só a entrega de cada um dos motores, mas também dos freios. Desta forma se pode passar de uma distribuição de torque de 50/50% a 100% em um dos dois eixos.

A terceira afeta a própria comodidade no interior, garantindo uma condução suave e confortável a todo momento, por exemplo regulando a frenagem regenerativa para evitar inclinações ao frear, ou simplesmente mantendo uma carroceria estável e sem vibrações em todo o momento, para assim evitar tonturas.

A quarta e última tem a ver com o equilíbrio e segurança que o carro enfrenta em diferentes condições, incluindo asfaltos molhados ou com neve. Com esta tecnologia por exemplo, se pisamos muito no acelerador ao sair de uma curva em condições de asfalto escorregadio, o sistema intervirá para manter o controle e a estabilidade do carro.

Por enquanto a Nissan já testou um protótipo do LEAF com o e-4ORCE e no momento os resultados parecem ser promissores, embora para que se possa vê-lo nas ruas poderá demorar ainda algum tempo.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável


PostagemNissan será o carro-chefe da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

Publicado no Verdesobrerodas



Por PlanetCarsz conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário