Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Revelado ônibus elétrico construído com garrafas pet

Um ônibus elétrico feito com o uso de materiais obtidos da reciclagem de garrafas PET e que, apesar de tamanho e lotação de convencional, pesa igual a um micro-ônibus.

Esse é o Dancer City Bus, desenvolvido na Lituânia pela empresa “Vejo projektai” em parceria com a Universidade de Klaipėda.

O intuito é iniciar a produção comercial nos próximos meses, após testes realizados pela Klaipėdos autobusų parkas, operador público da cidade de Klaipeda, de 150 mil habitantes. Foram adquiridas duas unidades para a linha 08.

O Dancer Bus pesa apenas 9,7 toneladas, mas tem 12.1 metros de comprimento, 2.5 metros de largura e 3.2 metros de altura. A configuração é de 34 assentos mais 56 passageiros em pé ou 34 assentos mais 52 em pé com mais um espaço para cadeira de rodas.

Além do uso de materiais mais leves, porém com resistência que se assemelha a uma carroceria comum, segundo a “Vejo projektai”, um dos segredos do modelo é que as baterias são menores que de um ônibus elétrico “plug in” porque são projetadas para recarrega rápida durante o trajeto.

A autonomia máxima do conjunto de baterias é de 90 km, o que não é ruim para recarga de oportunidade.  O tempo das cargas rápidas é inferior a dez minutos. São quatro baterias de 300 quilos cada. Na próxima versão do protótipo, o intuito é reduzir ainda mais o peso do ônibus, alcançando para 8,2 toneladas.

Além de mais leve, a carroceria feita à base de materiais recicláveis de PET também tem menor nível de ruído e sofre menos com as vibrações do tráfego. Vale lembrar que não é toda a carroceria feita com material obtido pela reciclagem do plástico. Há estruturas de aço, em especial no chassi.

O veículo ainda tem câmeras infravermelhas para sistema semiautônomo de condução, retrovisores elétricos, sistema de ajoelhamento e rampa automática para pessoas em cadeiras de rodas.

Outra sacada no modelo é um telão na traseira que transmite a imagem gerada por câmeras na frente do ônibus. O objetivo é dar maior segurança aos motoristas de carros, ônibus e caminhões para saber o que está à frente no trânsito para que as ultrapassagens sejam mais seguras. Outro detalhe de sustentabilidade é que a eletricidade para mover os ônibus no projeto inicial vem de parques eólicos do País.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemRevelado ônibus elétrico construído com garrafas pet

Publicado no Verdesobrerodas



Por Adamo Bazani Brasil conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário