
Mas o dia da mudança chegou. A McLaren conseguiu no final de 2019 que um de seus protótipos de pré-produção do Speedtail (conhecido como XP2) se tornasse o primeiro McLaren da história em superar a barreira dos 400 km/h (deixando uma marca de 403 km/h), destronando assim o McLaren F1 e o recorde que ele mantinha de 386 km/h.
Este novo recorde dentro da McLaren aconteceu durante o programa de testes em alta velocidade que foi realizado por distintos cantos do mundo, incluindo esta pista de Johnny Bohmer Proving Ground, de quase 5 km de comprimento, no Centro Espacial Kennedy, na Florida, onde com o piloto de testes chefe da McLaren, Kenny Brack, superou esses 400 km/h.
Outros lugares onde o Speedtail testou seus limites de velocidade máxima foram as pistas de Papenburg na Alemanha e Idiada, em Tarragona, na Espanha. No total, uma vez finalizados seus testes de alta velocidade, estes protótipos conseguiram superar os 400 km/h mais de 30 vezes.
Ao contrário de outros modelos da casa como o Senna, mais pensados para as curvas, este McLaren Speedtail foi idealizado desde o princípio com o objetivo de alcançar novos limites em relação à velocidade máxima, e exatamente faz com que este hypercar híbrido seja tão veloz.
O segredo, como explica agora a McLaren neste novo vídeo, não está só na sua potência, mas em sua aerodinâmica. Algo que já deixam claro as exóticas formas de sua carroceria, com uma longa cauda, um habitáculo com forma de lágrima e certos detalhes, como as rodas dianteiras semicarenadas e o fato de que não conta com retrovisores convencionais, mas com uma minúscula câmera que emerge da carroceria atrás dessa roda, quando seja necessária.
A isso se soma a tecnologia por trás do seu powertrain híbrido, um motor elétrico com tecnologia procedente da Formula E, capaz de oferecer 230 kW, uma eficiência superior à maioria dos esportivos e que, além disso, conta com um avançado sistema de refrigeração.
Mas a verdadeira inovação está em sua bateria: uma célula cilíndrica de alta potência de 1.647 kWh que é tão compacta que oferece a melhor relação peso/potência dentro das baterias atuais.
Isto é determinante na hora de buscar a máxima velocidade, além do que, sua tecnologia permite que inclusive nestas circunstâncias a energia seja controlada de forma inteligente graças a um sistema de esfriamento especial que permite controlar sua temperatura e manter o calor longe.
Todo este aparato elétrico se soma a um motor térmico V8 biturbo de 4.0 litros para dar como resultado uma potência total de 1.070 cv e 1.150 Nm. Com todo esse potencial, o McLaren Speedtail é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.5 segundos, e de 0 a 300 km/h em apenas 13 segundos.
E como era esperado, será um carro tão rápido como exclusivo. A McLaren só produzirá 106 unidades para todo o mundo com um preço que rondará os 1.8 milhões de libras esterlinas, todos eles já vendidos. De fato, as primeiras unidades começaram a ser entregues em fevereiro de 2020.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: McLaren eletrificado alcança de 0 a 300 km/h em apenas 13 segundos
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário