
A Audi também tem uma história com os híbridos plug-in que não começou recentemente com sua linha de modelos e-tron há alguns anos, mas que remonta ao princípio dos anos 90 com este Audi 100 Avant Quattro Duo de 1990. Um veículo que foi apresentado como protótipo pela primeira vez no Salão de Genebra de 1990.
Este modelo tomava como base o Audi 100 Avant padrão, precursor do atual Audi A6, mas diferentemente do atual, contava com um powertrain que não só dispunha de um motor a gasolina de 2.3 litros e 5 cilindros capaz de enviar 136 cv ao eixo dianteiro, como ainda contava com 13 cv adicionais no eixo traseiro graças à instalação de um motor elétrico da Siemens.
Este motor elétrico era alimentado por uma bateria de níquel-cádmio colocada debaixo do piso do porta-malas e permitia já naquela época oferecer cerca de 39 km de autonomia elétrica a una velocidade máxima de 50 km/h, além disso, também contava com frenagem regenerativa.
No total a Audi construiu dez unidades deste 100 Avant Quatro Duo que foram testados em diferentes programas piloto, inclusive em plena cidade como taxis na região de Ingolstadt. No entanto, embora naquela época os híbridos ainda não levantassem muito os ânimos, a Audi não se deteve aí e continuou melhorando este conceito Duo, lançando uma segunda versão deste modelo em 1991.
Mas esta história não terminou aí. Cerca de seis anos depois a Audi recuperou a fórmula Duo e a aplicou ao A4 Avant de 1997, e fez isso com uma pequena produção limitada que tornou a Audi na primeira marca a criar um híbrido plug-in de produção.
Este modelo contava nesta ocasião com um motor TDI de 1.9 litros com 90 cv de potência e um motor elétrico refrigerado por água com 29 cv extras, ambos no eixo dianteiro. Neste caso sua velocidade máxima em modo elétrico era de até 80 km/h, enquanto que com o uso do TDI se podia inclusive alcançar os 171 km/h.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Grandes marcas passam a apostam em modelos eletrificados
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário