
Conforme Coelho, o projeto iniciou no ano passado a partir do interesse da Fruki em promover a sustentabilidade. “Para se ter uma ideia, o combustível representa 17% dos gases do efeito estufa.
Mesmo nessa época de dificuldade, a Fruki não deixou os projetos importantes focados no meio ambiente”, destaca. O caminhão elétrico foi desenvolvido pela JAC Motors. Hoje, ocorre a primeira viagem para a região metropolitana. “Vamos trazer no fim desse período informações valiosas de como foi essa logística”, reforça.
O caminhão elétrico poderá rodar cerca de 250 quilômetros carregado com até quatro toneladas e 400 quilômetros vazio. O torque do elétrico é quase o dobro de um veículo a diesel. “A força era uma das nossas preocupações. Mas o caminhão elétrico se mostrou mais eficiente”, comenta Coelho. Entre as vantagens, o caminhão elétrico reduz o custo operacional em 74%. Para rodar 100 quilômetros, um caminhão tradicional gasta cerca de R$ 100 em combustível. No caso do elétrico, custo cai para R$ 20.
A manutenção também diminui cerca de seis vezes pelo fato de o veículo de carga elétrico possuir menos peças que o movido a diesel. Outro benefício, conforme Coelho, é a vida útil do elétrico que pode chagar a 15 anos. São cinco anos a mais que um caminhão tradicional.
Por ser um projeto inovador no estado, uma das desvantagens é a falta de postos de combustível voltados para os veículos elétricos. Por isso, o transporte de cargas poderá ocorrer apenas em curtas e médias distâncias.
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Postagem: Fruki iniciou testes com um caminhão elétrico
Publicado no Verdesobrerodas
Por Jornal a Hora conteúdo
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