
Na linha da frente, uma empresa americana, a SparkCharge, concebeu um carregador modular, que se baseia num sistema de baterias empilhadas, e portátil, significando que pode transportar-se para todo o lado na mala do veículo elétrico ou deslocar-se ao local onde ficamos apeados.
O equipamento está pensado para atenuar um dos maiores estigmas associados à utilização de automóveis 100% elétricos, um fenômeno que se designa por “range anxiety”, para ilustrar um sentimento de ansiedade provocado nos condutores pela autonomia reduzida dos seus veículos de emissões zero. A solução pode estar nesta nova geração de carregadores portáteis, que a SparkCharge começará a produzir em grande escala nos próximos meses, garantido o financiamento no valor de mais de 3 milhões de euros.

Cada módulo de bateria pesa 22 kg e tem 3,5 kWh de capacidade, significando que, dependendo do automóvel, o equipamento, na versão standart, permite um extra de autonomia de cerca de 22 quilômetros. O suficiente para garantir, na esmagadora maioria dos casos, o regresso à casa.
A ideia é tornar a tecnologia acessível a todos, ajudando a contribuir para a mudança do paradigma no setor dos transportes. “Tivemos uma demonstração do que é possível com a adoção de veículos elétricos. Com grande parte do mundo a praticar distanciamento social e trabalhando a partir de casa registou-se uma queda abrupta do trânsito nas estradas.
Em Nova Iorque a contaminação atmosférica diminuiu em 50%, na China assistiu-se a uma redução de 25% nas emissões poluentes e as emissões de dióxido de nitrogênio em toda a Europa estão a desaparecer. Necessitamos que as pessoas voltem a trabalhar, mas mantendo estas melhorias ambientais e o veículo elétrico é fundamental”, lembra Joshua Aviv, CEO da SparkCharge.
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Postagem: Cidades estão equipadas com carregadores para veículos elétricos
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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