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segunda-feira, 27 de abril de 2020

Waymo aplica sistema de condução autônoma em automóvel 100% elétrico


Em comunicado, a Waymo anuncia que o sistema de condução autônoma foi, nesta quinta e mais recente geração, totalmente redesenhado, com base nos inputs reunidos ao longo de 20 milhões de quilômetros de condução autônoma, em estradas públicas. Além de mais de 10 mil milhões de quilômetros, em simuladores.

Ainda segundo a companhia, o resultado de todos estes quilômetros, é um sistema não apenas mais poderoso e capaz, mas também com um custo que é apenas metade do exigido para a geração anterior do “Drive”.

O novo pacote tecnológico inclui, aliás, novos sensores LIDAR, capazes de conceber uma abrangência 360 graus e uma imagem 3D, do ambiente em redor do veículo. Sendo que, como estes novos sensores, o sistema passa a conseguir medir o tamanho e a distância dos objetos ao redor do carro e a uma distância até 300 m, ao mesmo tempo que oferece uma resolução e precisão espacial melhoradas, face ao sistema anterior.

A par de novos sensores LIDAR, a nova geração do “Drive” recorre ainda a novas câmaras, de maior qualidade e capazes de captar mais detalhes e imagens mais precisas, mesmo em condições de condução mais difíceis. Evolução que faz com que o carro passe a conseguir identificar, por exemplo, peões e sinais de Stop, até 500 metros de distância!

Finalmente, de geração mais recente são, também, os sensores de radar, que, assim, passam a conseguir detectar e medir, instantaneamente, a velocidade dos restantes elementos em redor, mesmo, quando sob condições meteorológicas mais difíceis.  Sendo que, com esta nova tecnologia, a Waymo criou, mesmo e para Driver, o primeiro sistema de radar de imagens do mundo, para aplicação na condução autônoma, capaz de oferecer a melhor das resoluções, alcance e campo de visão.

A quinta e mais recente geração do sistema de condução autônoma da Waymo, foi aplicada, também pela primeira vez, num automóvel 100% elétrico, o Jaguar I-Pace. Modelo escolhido, também, por permitir a instalação de todo o hardware do Drive, na bagageira dianteira que o carro possui, deixando, assim, a bagageira tradicional, atrás, livre, para uma utilização normal.

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Publicado no Verdesobrerodas



Por Revista Turbo conteúdo

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