O mercado automóvel continua a ser um local com uma concorrência gigantesca, aliás mesmo na categoria de luxuosos desportivos esta tendência mantém-se. Afinal de contas, ano após ano as marcas têm de criar novos monstros capazes de superar os rivais, mas também o próprio modelo já no mercado.
Apesar de toda esta concorrência entre marcas, muitas empresas optam por utilizar componentes de concorrentes, incluindo aquela que é muito provavelmente a peça mais importante no meio disto tudo, o motor.
Mas existe uma lógica por detrás de tudo isto, o dinheiro! é que desenvolver um motor ou outras peças de raiz é simplesmente mais dispendioso do que utilizar um motor que já demonstrou a suas capacidades no mercado, adaptando esses materiais às necessidades da empresa.
Mas existe uma lógica por detrás de tudo isto, o dinheiro! é que desenvolver um motor ou outras peças de raiz é simplesmente mais dispendioso do que utilizar um motor que já demonstrou a suas capacidades no mercado, adaptando esses materiais às necessidades da empresa.
Dito isto, fique a saber que a Aston Martin tem utilizado os característicos motores V8 da Mercedes em quase toda a sua gama de veículos. Mas parece que esta parceria chegou ao fim!
Já não é grande novidade que a tendência de mercado é ver motores cada mais pequenos a apresentarem cada vez mais potência, ao ponto de destronar os grandes e ruidosos V8, V10, etc… nestes carros desportivos. Algo normal, devido às melhorias mecânicas, mas também a inclusão dos motores elétricos e tecnologias híbridas que permitem alcançar mais performance mesmo em motores pequenos.
Porém, é preciso ter em conta que as tecnologias elétricas perdem em pontos chave num desportivo. Sendo estes o som, a vibração e a pura sensação de “esticar” ao máximo um motor a combustão!
Aliás, a Aston Martin rege-se assim com o CEO, Andy Palmer, a informar que: “A Mercedes não escondeu a direção da sua tecnologia de motores, e dito isto, obviamente não prevemos motores de 4 cilindros nos nossos Astons”.
A Aston Martin confirmou que novo motor será mais potente que o utilizado no Valhalla!
Em boa verdade, a nova motorização híbrida V6 terá que produzir mais potência que as atuais ofertas com o motor AMG. Isto tudo, apesar do tamanho do motor que desde há algum tempo deixou de ser o fator crucial para apresentar potência. Além do mais o CEO Andy Palmer garante que a chave está no som dos seus modelos.
Palmer acrescentou ainda que “Podemos usar o sistema híbrido e o motor elétrico para preencher o torque, compensando o tamanho do cilindro com o apoio elétrico”.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Mercado de automóvel foca motorização elétrica
Publicado no Verdesobrerodas
Por Leak conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário