Há cerca de um mês mostramos aqui a história do Volkswagen Elektro-Transporter, o protótipo de um T2 elétrico que a empresa alemã lançou e utilizou durante a década de 70.
Esta primeira aproximação com a mobilidade elétrica permitiu à Volkswagen criar uma base de conhecimento sobre a qual, décadas mais tarde, pôde desenvolver carros elétricos mais eficientes e avançados. Hoje, a marca olha ao seu passado para revelar um interessante protótipo, o Volkswagen e-Bulli Concept.
Programado para ser apresentado no Techno Classica 2020 de Essen (o evento foi adiado devido ao coronavirus), a Volkswagen decidiu revelar todos os detalhes via streaming. Toma como base um Volkswagen T1 Samba Bus de 1966, mas no lugar do seu motor a gasolina original, surge um propulsor elétrico e uma bateria usada nos carros elétricos recentes da marca.

Com o dobro de potência e torque, o Volkswagen e-Bulli Concept é muito mais rápido que o modelo original. Deste modo, sua velocidade máxima foi incrementada em 25 km/h, atingindo agora 130 km/h, embora pudesse ser um pouco mais rápido, mas os engenheiros da Volkswagen limitaram o seu desempenho para proteger a bateria.

Assim como o modelo original, o e-Bulli Concept equipa o motor elétrico e a transmissão na parte posterior, enviando toda a energia ao eixo traseiro. A energia provém de uma bateria de íons de lítio de 45 kWh alojada no centro do piso. Oferece uma faixa de autonomia superior a 200 quilômetros com uma só carga, enquanto que se pode obter até 80% de sua capacidade conectando-o por 40 minutos a um ponto de recarga rápida de corrente contínua com 50 kWh de potência de carga.
Além das importantes mudanças realizadas no sistema de propulsão, o Volkswagen e-Bulli Concept sofreu modificações para oferecer uma experiência de condução mais próxima dos carros modernos. Para isso, oferece eixos dianteiro e traseiro multibraço com amortecedores ajustáveis e molas helicoidais, um novo sistema de direção de cremalheira, além de quatro freios a disco ventilados para mantê-lo sob controle.
Além disso, o exterior deste protótipo recebeu um acabamento em Energetic Orange Metallic e Golden Sand Metallic MATTE, oferecendo ainda faróis LED redondos com luzes de circulação diurna e indicador de carga LED na parte posterior. Em relação ao habitáculo, são combinadas as cores Saint Tropez e Saffrano Orange com um piso de madeira maciça, uma nova alavanca de câmbio, botão de partida, um novo velocímetro com tela integrada, um tablet integrado e um rádio moderno de estilo retro.
A eClassics decidiu comercializar este tipo de conversão para o Volkswagen T1 por um preço de 64.900 euros (mais o veículo). Também oferece conversões similares para os furgões T2 e T3.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Volkswagen revela mais informações de protótipo elétrico
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário