As exigentes normas de emissões em vigor atualmente, obrigaram o Grupo FCA a prescindir de alguns de seus esportivos mais belos e divertidos dos últimos tempos, modelos como os recentes Alfa Romeo 4C e os 124 Spider da Fiat e Abarth. No entanto, pode haver vida além das restrições e isso acontece porque outros automóveis como este Abarth 595e, verão a luz nos próximos anos.
Por enquanto, o que aparece na imagem não é mais que um render ou recreação virtual, realizada pelo designer X-Tomi e na qual podemos apreciar com clareza como poderia ser o primeiro 500 elétrico de estilo esportivo se finalmente a Fiat decidisse fabricá-lo. Tendo em conta os antecedentes não seria nenhuma surpresa, já que há menos de um mês a marca italiana revelou tanto a versão híbrida do 500 atual, como o novo Fiat 500e, no qual está baseado este Abarth 595 de zero emissões que aparece na imagem.
Sem dúvida, o que mais se destaca neste modelo é como encaixa bem a nova linha estética do 500 elétrico com o kit da Abarth.
Com o logotipo da marca do escorpião recuperando seu lugar no centro da grade carenada do elétrico italiano, os para-choques volumosos, as rodas de grande tamanho e os novos e amplos espelhos retrovisores situados nos pilares A e decorados em vermelho, o modelo italiano ganha mais presença do que nunca.
Além disso, os faróis LED agora divididos pela linha do capô que se estende por toda a lateral da carroceria, dão ao modelo um toque a mais de modernidade, custando muito imaginá-lo sem os seus característicos tubos de escape. Provavelmente, o melhor som extraído de um motor tão compacto como o 1.4 turbo de quatro cilindros.
O grupo propulsor chamado a substituir este motor a gasolina não seria outro que o de 87 kW - 118 cv - com o qual acaba de ser apresentado o novo 500e, embora seu desempenho pareça um pouco baixo para um Abarth. Falamos de uma velocidade máxima limitada a 150 km/h e de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos, cifras que certamente a marca necessitaria melhorar antes de considerar um elétrico de estilo esportivo como este.
O peso extra oferecido pelas baterias de íons de lítio de 42 kWh de capacidade não seriam exatamente a melhor notícia, embora os 320 km de autonomia segundo o ciclo WLTP pareçam mais que suficientes para este modelo, que é capaz de carregar 80% de suas baterias em somente 35 minutos graças à denominada tomada Combo 2.
Será preciso aguardar e ver qual será a aceitação do Fiat 500e normal, assim como a possibilidade de melhorar seu desempenho, para saber se finalmente sua versão Abarth chegará ao mercado ou não, mas uma coisa está clara: se a alternativa for o fim do 595, é melhor continuar contemplando esta beleza pelas estradas, mesmo sendo como um carro elétrico.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Grupo FCA aposta na mobilidade elétrica
Publicado no Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário