
O Evija, pronunciada ‘E-vi-ya’, será o primeiro lançamento de um novo modelo da Lotus sob a propriedade de Geely, e é o primeiro novo modelo da fabricante há mais de uma década. Funcionará “como uma ‘auréola’ para o resto da gama Lotus” tanto agora como para “novos carros de performance da Lotus”.
Quem imaginaria há 20 anos que a Lotus conseguiria um hipercarro elétrico de 2.000 cv e o vendesse? O Evija está a ser construído numa instalação remodelada na sede da Lotus em Hethel, Norfolk, chamada Fábrica 3. Os trabalhos nas instalações, que é um antigo edifício de Engenharia Lotus que já foi a casa do Vauxhall Lotus Carlton, estão agora quase concluídos.

A Lotus disse que todos os Evijas que vão ser construídos este ano já foram vendidos, embora não tenha dado um valor exato. “Com a nossa nova fábrica pronta, estamos à frente do pack no segmento de hipercarro VE (Veículo Elétrico) emergente e 100% prontos para alguma competição saudável”, disse o chefe da Lotus, Phil Popham, numa referência indireta aos gostos da Pininfarina Battista que até agora se mantiveram em silêncio sobre as vendas. Os testes dinâmicos do carro também estão em andamento na pista de testes Hethel da Lotus, que fica adjacente à unidade de produção da Evija.
No ano passado, a Lotus fez a coisa ´menos Lotus´ imaginável e revelou um hipercarro totalmente elétrico de 2.000 cavalos chamado Evija que planeava vender por 2,65 milhões de dólares. Provou ser um belo automóvel, e tecnicamente muito impressionante, mas o mundo parecia um pouco cético sobre se Lotus poderia ou não cumprir as suas promessas.
O Evija, que tem o nome de código Tipo 130, é baixo e largo, com 4,59m de comprimento, 2,0 m de largura e 1,12m de altura. Segundo a Lotus, “marca o início de uma nova linguagem de design contemporâneo”. Surpreendentemente suave, deve ser dito. A empresa aparentemente tem trabalhado todas as falhas técnicas com o seu parceiro de engenharia no projeto, Williams (da fama de F1) e agora o hipercarro está na fase de configuração e teste, enquanto a empresa simultaneamente lê a linha de produção dedicada do carro em Fábrica 3 em Hethel, no Reino Unido.
O Evija está profundamente no seu trabalho final de testes e calibração, com a produção prevista para começar este verão. Embora a maioria dos testes de pista seja feito em Hethel, a Lotus afirma que também utilizará outros circuitos europeus exigentes. “Ao longo dos próximos meses, vários protótipos cobrirão muitos milhares de quilômetros e centenas de horas de avaliação de condução, incluindo na via pública”, disse o fabricante em comunicado.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Elétrico Evija diz ser o carro de produção mais potente do mundo
Publicado no Verdesobrerodas
Por MaisTecnologia conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário