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sábado, 8 de fevereiro de 2020

Peugeot está a preparar a eletrificação de toda a gama de modelos


A Peugeot está a preparar a eletrificação de toda a gama de modelos e, na região de Sitges, na Catalunha, a marca francesa do leão pôs a circular em simultâneo os cinco membros do ‘atual’ naipe.

Neste mês de fevereiro, a ênfase está na nova gama de híbridos plug-in que chega agora – por entre os totalmente elétricos e-208 (já estreado) e e-2008 (que há de vir em abril) também presentes.

E se o novíssimo Peugeot 3008 Hybrid4 tomou o papel de ás da companhia também os novos plug-in da gama 508 – em ambas a variantes sedã e carrinha (SW) – se mostram como trunfos na introdução da nova tecnologia hibrida da marca francesa. E nesta altura fazemos, no que respeita à tecnologia, um parêntesis em forma de pergunta com resposta: Sabe que foi em 1941 que a eletrificação chegou aos Peugeot?
   
Cumprida a ida ao passado no VLV, o regresso ao presente faz-se com os novos 508 híbridos plug-in. Sedã e ‘station wagon’ estão equipados com o motor 1.6 L PureTech de 4 cilindros a gasolina de 180 cv associado no eixo dianteiro a um motor elétrico de 80 kW (110 cv). A potência conjunta é de 225 cv e o binário máximo é de 300 Nm.

A bateria 11,8 kW está montada junto do eixo traseiro e tem uma capacidade para rodar 54 km em modo elétrico. A recarga pode ser efetuada em menos de 1h45 utilizando uma wallbox (carregador de 7,4 kW e 32A em opção).

Para além do espaço para bagagem, o Peugeot 508 Hybrid e o Peugeot 508 SW Hybrid têm mais uma diferença entre si relativa aos consumos e às emissões: 1,3 l/100 km e 29g/km de emissões de CO2 para o sedã; e 1,3 l/100 km e 30 g/km de emissões aos 100 km para a carrinha. Por outro lado, a plataforma modular EMP2 permitiu que a uma quer a outra versão híbrida preservar a habitabilidade e idêntica capacidade da bagageira em relação aos respetivos irmãos térmicos, que são cerca de 200 kgs mais leves.
 
Em modo exclusivamente elétrico, os novos 508 híbridos plug-in conseguem fazer velocidades na ordem dos 135 km/h, como o 3008 Hybrid4 já enunciado, e também eles perdem tanto espaço sob o tapete como o pneu sobresselente.

Com quatro modos de condução – Electric, Hybrid, Comfort e Sport (arranca no elétrico por defeito) – também a caixa e-EAT8 dispõe do ponto B para a travagem regenerativa para além da condução ‘normal’ em D. A recuperação energética é idêntica em ambas estando a tónica na travagem, assim como a diferença entre o Hybrid e o Comfort está na suspensão.

As Indicações de carga logo na porta de carregamento são outra das imagens de marca destes híbridos plug-in da Peugeot, assim como a possibilidade de carregamento diferido ou a função eSave para guardar eletricidade para mais tarde (como já visto com o 3008 Hybrid4).

Com o Custo Total de Propriedade a fazer equivaler versões térmicas e híbridas, a Peugeot lança três níveis de equipamento para cada variante: o 508 Hybrid chega com os preços de 46.445, 49.255 e 53.745 euros; o 508 SW Hybrid vem com os preços de 47.945, 50.745 e 55.245 euros.

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Publicado no Verdesobrerodas



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