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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Kia diz que trará dois híbridos no Brasil


Agora que a espera pelo Kia Rio acabou, o Grupo Gandini começa a olhar para os próximos lançamentos para o Brasil. 

A Kia diz que trará dois híbridos e dois modelos renovados ao país ainda em 2020, e também comenta sobre a possibilidade de vender um SUV compacto em nosso mercado. Porém, a reportagem do Motor1.com apurou que as informações a respeito do crossover são contraditórias e indicam que o carro não chegará tão cedo.

José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, declara que a marca lançará um SUV no Brasil no 2º semestre de 2020, sem cravar exatamente qual é. Ele deu algumas dicas, dizendo que não é feito no México e que não é o Stonic (que veio ao Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018). Isso deixa claro que ele fala do Seltos, produzido na Índia e na Coréia do Sul e que é vendido em muitos outros mercados como Estados Unidos e China (onde é chamado de KX3).

A aposta no Seltos está tão em segundo plano que a Kia falou oficialmente somente sobre o lançamento de dois carros híbridos e “duas renovações” para nosso mercado em 2020. Os dois híbridos serão o sedã Optima e o crossover Niro, ainda sem preços divulgados ou uma data confirmada para a apresentação.

O Optima tem um pequeno problema. Embora ele tenha ganhado sua quinta geração no final do ano passado, quando foi rebatizado como K5, a motorização híbrida ainda não está disponível para o veículo. Então a Kia teria que apostar na geração anterior, da mesma forma que a Volkswagen fez com o Golf GTE. Se for o caso, o Optima virá com um motor 2.0 de quatro cilindros e outro elétrico, entregando um total de 195 cv e 37,4 kgfm de torque. Por ser um plug-in, tem um conjunto de baterias de 9,8 kWh, o suficiente para que tenha uma autonomia de 43 km no modo elétrico.
No caso do Niro, embora ele tenha versões híbridas convencional e plug-in, a Kia já confirma que trará a primeira opção. A motorização é formada por um 1.6 aspirado e um motor elétrico, com uma potência combinada de 141 cv e um torque de 26,9 kgfm. O híbrido normal entrega um rendimento de até 21,2 km/litro.

Executivos da marca descartam as chances da Kia vender um carro elétrico no Brasil, seja ele o Niro EV ou o Soul EV, ao menos por enquanto. A justificativa seria a falta de infraestrutura de carregadores, principalmente em alguns locais onde a marca tem concessionárias. Os híbridos são vistos como uma opção mais adequada à realidade brasileira, por não depender de uma tomada específica para recargas.

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Publicado no Verdesobrerodas



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