O segmento dos elétricos está definitivamente a mudar o panorama no setor automóvel.
Atenta a esta mudança e após vários anos de desenvolvimento discreto mas decisivo, a Audi apresentou, no início do ano passado, o novo e-tron, uma autêntica ‘montra tecnológica’, que agora conduzimos. O novo Audi e-tron 55 Quattro, o primeiro modelo 100% elétrico de série a sair de Ingolstadt.
O novo SUV elétrico alemão apresenta uma abundância de espaço no habitáculo é resultado da colocação dos 95 kWh de baterias sob o piso, num fundo plano que permite um excelente desempenho aerodinâmico para veículo com estas dimensões. O e-tron consegue oferecer eficiência e prestações, com uma dinâmica de exceção.

Para atingir os 408 cv há que selecionar o modo de condução “S”, que permite acelerar o SUV elétrico de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, valor obtido em boost (por um período máximo de oito segundos), sendo a potência distribuída de 15 kW adicionais na frente e, atrás, mais 20 kW. A velocidade máxima está eletronicamente limitada a 200 km/h. Uma potência elétrica que se sente imediatamente ao pressionar com mais força o acelerador, mesmo com os 2500 quilos de peso.
O sistema de carregamento móvel, de série, pode ser usado numa tomada doméstica ou, numa tomada trifásica de 400 volts. O sistema opcional de carregamento “connect” duplica a potência de carregamento até 22 kW. O cliente pode controlar todos os métodos de carregamento, bem como o pré-aquecimento/pré-arrefecimento, através do seu smartphone com a app myAudi.

O e-tron Quattro pode recuperar energia quando vai em modo de roda-livre ou pela travagem. Quando o travão é acionado, o sistema eletrônico do veículo analisa a quantidade de pressão necessária para aquela função específica e o sistema de gestão da travagem decidA se usa os motores elétricos como alternadores (para recarregar a bateria) ou se os travões de fricção. Em mais de 90% das situações de condução, o SUV trava apenas através dos motores elétricos.
Como seria de esperar num Audi, o interior apresenta uma construção de elevadíssima qualidade, com materiais selecionados, que revelam um elevado nível em todos os pormenores e um conforto acústico também muito bem trabalhado, de forma a manter total silêncio a bordo.
Como seria de esperar, o e-tron apresenta um elevado nível de sistemas de segurança, destacando-se o cruise control adaptativo, que auxilia a condução na aceleração, travagem, gestão da velocidade e distância para o veículo da frente, mesmo em condições de trânsito congestionado.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Novo Audi e-tron 100% elétrico tem velocidade limitada a 200 km/h
Publicado no Verdesobrerodas
Por Jornal O Regional conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário