A BMW continua apostada em eletrificar a sua gama e agora revelou os dados das variantes híbridas plug-in dos X1 e X2. Fica a conhecê-los.
Ao mesmo tempo que anuncia que planeja continuar a produzir motores de combustão por (pelo menos) mais 30 anos, a BMW vai procedendo à eletrificação da sua gama de modelos. Prova disso mesmo são as versões híbridas plug-in dos X1 e X2 que hoje te damos a conhecer.
Esteticamente, tanto o X1 xDrive25e como o X2 xDrive25e são praticamente iguais às versões não eletrificadas, sendo as únicas diferenças os logotipos específicos e a porta do carregador que permite repor a energia das baterias que alimentam o sistema híbrido plug-in. Assim sendo, é preciso explorar os detalhes técnicos dos X1 e X2 xDrive25e para encontrarmos diferenças em relação às variantes convencionais dos mais pequenos SUV da marca bávara.
A animar os X1 e X2 xDrive25e encontramos dois motores, cada um a impulsionar o seu eixo. A impulsionar as rodas dianteiras temos um 1.5 l de 3 cilindros que debita 125 cv e 220 Nm e está acoplado à caixa automática de seis velocidades Steptronic.
Já encarregue de mover as rodas traseiras surge um motor elétrico com 95 cv e 165 Nm de binário. Como já deves ter percebido, esta solução permite aos X1 e X2 xDrive25e contarem com tração integral (algo que a designação xDrive também denuncia).
Em conjunto, os dois motores debitam uma potência combinada de 220 cv e um binário de 385 Nm. Estes números permitem ao X1 xDrive25e cumprir os 0 aos 100 km/h em 6,9s (6,8s no caso do X2 xDrive25e) e atingir os 193 km/h de velocidade máxima (195 km/h no X2 xDrive25e).
Por fim, ao nível dos consumos emissões, para o X1 xDrive25e a BMW anuncia valores entre os 1,9 e os 2,1 l/100 km e as 43 e as 48 g/km de CO2. Já para o X2 xDrive25e, os valores preliminares apontam para um consumo médio entre os 1,9 e os 2,1 l/100 km e emissões entre as 43 e as 47 g/km de CO2.
A equipar os BMW X1 e X2 xDrive25e encontramos uma bateria de iões de lítio com 10 kWh de capacidade. Quando totalmente carregada esta permite ao X1 xDrive25e cumprir entre 54 e 57 km em modo 100% elétrico (o X2 xDrive25e tem entre 55 e 57 km de autonomia elétrica).
Já quando chega a hora de recarregar a bateria, esta demora 3,8 horas a repor a totalidade da sua carga numa tomada doméstica. Recorrendo à BMW i Wallbox esse tempo diminui para menos de 3,2 horas, sendo que em apenas 2,4 horas é possível recarregar 80% da capacidade da bateria. Por fim, para ajudar a otimizar a gestão das baterias, a BMW dotou os X1 e X2 xDrive25e com o botão eDrive.
Este permite optar entre três modos: “AUTO eDRIVE”, que garante a melhor conjugação dos dois motores; “MAX eDrive”, que priveligia o uso do motor elétrico (quando este é selecionado a velocidade máxima fica limitada aos 135 km/h) e “SAVE BATTERY” que, como o nome indica, se destina a preservar a carga da bateria.
Para já, ainda não se sabe quando é que o X1 xDrive25e ou o X2 xDrive25e chegarão ao mercado nacional tal como é desconhecido quanto é que cada um dos SUV híbridos plug-in da BMW irá custar em Portugal.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: BMW continua apostando na eletrificação
Publicado no Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário