
O resultado contradiz outros grupos de pesquisa, que concluíram que os veículos elétricos poderiam alcançar paridade de preço com os movidos a gasolina nos próximos cinco anos.
No entanto, a diferença de preço prevista no relatório do MIT pode impedir que as pessoas façam a migração para veículos de menor emissão — exigindo que os governos aumentem subsídios ou adotem medidas mais rigorosas para aumentar a compra de veículos elétricos.
A estimativa mais difundida no mercado diz que o custo das baterias de íon-lítio deverá cair dos atuais US$ 300 por quilowatt-hora para US$ 100, em 2025 — ou até antes. Mas o estudo "Insights in Future Mobility", do MIT, diz que essa previsão depende da estabilidade do custo dos insumos. Segundo a pesquisa, os custos deverão cair apenas para US$ 124, por volta de 2030. A esse valor, o "custo total de propriedade" do carro elétrico seria comparável ao movido a gasolina.
A boa notícia é que um número crescente de fabricantes em todo o mundo está migrando para veículos elétricos, lançando modelos e preços diferentes. A Ford, por exemplo, apresentou um SUV elétrico que chegará às salas de exposições no próximo ano, apelidado de Mustang Mach E. Audi, Jaguar, Mercedes-Benz e Tesla também introduziram SUVs movidos a bateria, atendendo ao gosto dos consumidores por veículos maiores. O crescente interesse dos fabricantes aumenta a demanda, mas, mais do que isso, dá escala de produção e aumenta o interesse econômico na pesquisa por baterias mais eficientes e baratas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Veículos elétricos podem demorar mais de uma década
Publicado no Verdesobrerodas
Por Época Negócios conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário