Está lançado o concurso para concessão dos 643 postos de carregamento de carros elétricos. A rede Mobi.e é gerida pelo Estado desde que foi criada, mas vai deixar de o ser em abril do próximo ano. João Matos Fernandes diz que carros elétricos já não são um nicho de mercado.
Segundo o ministro do Ambiente, há cinco anos venderam-se perto de 400 carros elétricos, até novembro deste ano foram vendidos mais de 11.500. Quem tiver um carro elétrico vai passar a pagar em todos os postos de carregamento espalhados por Portugal.
Em novembro de 2018, passaram a ser pagos apenas os carregamentos nos postos rápidos, localizados principalmente em autoestradas. Os semi-rápidos e lentos ainda são gratuitos, mas por poucos meses até à concessão.
O concurso lançado é internacional. A concessão será dada por 10 anos. Este é mais um passo para incentivar o objetivo do governo de fazer de Portugla um país neutro em emissões de carbono em 2050. Em três anos, os apoios do Ministério do Ambiente à mobilidade elétrica foram de 17,6 milhões de euros.
Com esta concessão, o Estado passa a gestão e a manutenção dos postos de carregamentos para o setor privado e ficará apenas responsável pela regulação da mobilidade elétrica.
Haverá mais do que uma empresa vencedora do concurso. Cada comercializador de eletricidade pode cobrar a tarifa que quiser e os consumidores até podem pagar tudo junto com a fatura de energia da casa.
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Postagem: Portugal fará concessão de 643 postos de carregamento para VEs
Publicado no Verdesobrerodas
Por RTP conteúdo
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