O Governo vai aumentar os incentivos para a compra de veículos elétricos. Em 2020, esta medida do Fundo Ambiental vai contar com mais um milhão de euros, ascendendo a um total de quatro milhões de euros, refere o relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2020 entregue esta segunda-feira no Parlamento. É a terceira vez que é aumentada a verba para este programa.
“O Governo mantém ainda o desígnio de promoção da mobilidade elétrica, através da manutenção dos incentivos em vigor, nomeadamente o apoio à introdução no consumo de veículos com 0% de emissões através do Fundo Ambiental, com um reforço da dotação para 4 milhões de euros”, escreve o Governo.
Além do incentivo para a compra de automóveis elétricos, esta medida tem ajudado os portugueses, particulares e empresas, a adquirir motas e bicicletas elétricas, o que também vai acontecer em 2020. A definição das verbas por veículo apenas será conhecida através de um despacho que será publicado no início do novo ano pelo ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF em novembro, o ministro João Matos Fernandes admitiu “reduzir o valor do incentivo [por veículo] para podermos conseguir ter mais veículos apoiados”.
Em 2019, esta medida teve um orçamento de três milhões de euros e apoiou a aquisição de 1086 automóveis elétricos, 148 motas e 1226 bicicletas. Ficaram por atribuir incentivos para a compra de 480 carros sem emissões, segundo os dados do Fundo Ambiental. Mais de 70% dos apoios para a aquisição destes veículos foram para as empresas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Portugal aumentará incentivos para compra de veículos elétricos
Publicado no Verdesobrerodas
Por Dinheiro Vivo conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário