A Jaguar lançou mãos à obra e decidiu oferecer uma “prenda” aos proprietários do I-Pace. Aproveitando os ensinamentos obtidos no I-Pace eTrophy e a análise a dados de viagens reais, a marca britânica desenvolveu uma atualização de software para o seu SUV elétrico.
O objetivo passou por otimizar a gestão das baterias, gestão térmica e o funcionamento do sistema de tração integral.
Apesar de tudo isto ter permitido, de acordo com a Jaguar, uma melhoria de 20 km da autonomia, a verdade é que o o valor oficial manteve-se entre os 415 e os 470 km (ciclo WLTP), com a marca a optar não homologar este aumento de autonomia. E porquê? Porque, tal como um porta-voz da Jaguar contou à Autocar, a marca achou que “os recursos que seriam necessários para proceder à nova certificação são mais bem investidos no desenvolvimento contínuo dos produtos”.

Já ao nível da gestão térmica, a atualização da Jaguar permitiu melhorar o uso da grelha de radiador ativa, fechando as “palhetas” para melhorar a aerodinâmica. Por fim, ao nível da gestão das baterias esta atualização veio permitir à bateria funcionar com uma menor carga do que anteriormente, isto sem afetar a sua durabilidade ou a performance.
Quanto à análise dos dados de cerca de 80 milhões de quilômetros percorridos pelos Jaguar I-Pace, esta permitiu rever a eficiência da travagem regenerativa (passou a amealhar mais energia a baixas velocidades) e o cálculo da autonomia, que passou a ser mais preciso e a refletir melhor o estilo de condução praticada (graças a um novo algoritmo).
Segundo a Jaguar, para os clientes obterem estas atualizações terão de se deslocar a um concessionário da marca. Para além destas atualizações, o I-Pace viu ainda as funcionalidades de atualizações remotas (“Over the Air”) serem melhoradas. Para já, não se sabe quando é que estas atualizações estarão disponíveis por cá nem se irão ter qualquer custo associado.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Jaguar lançou atualização de software para o seu SUV elétrico
Publicado no Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário