A Carris espera estrear a sua primeira carreira de ônibus totalmente livre de emissões de carbono ainda este ano. “É intenção da Carris aproveitar a chegada dos ônibus elétricos a partir do verão para lançar, ainda este ano, a primeira carreira emissões zero“, revelou Tiago Farias, presidente da empresa, em conversa com o ECO.
“Este ano vamos ter ônibus 100% elétricos na rua a tempo inteiro”, disse o responsável, detalhando que ainda não há qualquer decisão sobre qual será a rota em que a transportadora se vai estrear nas emissões zero, mas que este é um objetivo para cumprir. “Deve ser alinhado com o município, mas gostava de ainda em 2019 inaugurar uma carreira ‘emissões zero’. A Carris tem de ter, e vai ter, os meios para o fazer.”
A transportadora lisboeta lançou um concurso para a aquisição de 15 ônibus elétricos em abril do ano passado, com um preço base de 11,7 milhões de euros. Em causa estão “15 ônibus standard elétricos, para serviço público urbano de transporte de passageiros, estação de carregamento elétrico e serviços de manutenção”. A estação de carregamento já foi criada na Pontinha, explicou Tiago Farias, e a empresa estima começar a receber estes veículos durante o verão.
Apesar da vontade em criar mais um marco histórico na longa vida da Carris, Tiago Farias assume que o lançamento de uma carreira assente apenas em autocarros elétricos será uma viagem experimental. “É um caminho de aprendizagem, de adaptação. Lisboa é um ótimo teste para estes veículos, é quente no verão, tem uma topografia acidentada”, apontou.
Mas esta é uma aprendizagem que, cedo ou tarde, vários setores terão que passar. As metas para a descarbonização das sociedades assim o obrigam e a transição deve ser feita gradualmente, ainda que deva começar quanto antes. “A Carris quer caminhar para a descarbonização total da frota. Estamos a fazê-lo de forma gradual, com uma transição contínua nos próximos 15 a 20 anos, reduzindo a percentagem de diesel, com penetração forte do gás natural, mas começando já a introduzir os ônibus 100% elétricos, que ganharão cada vez mais peso na frota”, explica o presidente da companhia.
Além dos 15 ônibus elétricos encomendados pela empresa no ano passado, já este ano, e também em abril, a Carris anunciou o lançamento de um concurso para duplicar a oferta de elétricos propriamente ditos, concurso que irá mais do que duplicar a a frota atual da empresa ao nível destes veículos. Estes novos elétricos deverão começar a chegar em 2021 e, de acordo com os planos da autarquia para a mobilidade em Lisboa, deverão ser um enorme eixo de crescimento e transformação para a Carris.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Carris quer ônibus de “emissões zero”
Publicado no Verdesobrerodas
Por ECO conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário