O e-tron não é apenas o primeiro carro de produção em série que pode ser carregado com até 150 kW de eletricidade num terminal de carregamento rápido. O alto poder de carga numa grande parte do procedimento de carregamento define um exemplo e reduz o tempo de inatividade. A gestão térmica sofisticada da bateria garante a capacidade de desempenho em temperaturas externas baixas ou elevadas.
A maioria dos procedimentos de carregamento de um carro elétrico ocorre em casa ou no local de trabalho - o fator tempo geralmente não desempenha um papel importante aqui porque o carro fica parado por um longo tempo.
Por outro lado, cada minuto conta com uma viagem de longa distância, e o carregamento rápido é essencial, por exemplo, em uma viagem de negócios. Depois de um breve intervalo, o carro deve estar pronto para o próximo estágio novamente. Os engenheiros da Audi implementaram sistematicamente este importante requisito básico para um carro elétrico ao desenvolver o Audi e-tron.
No atual ambiente competitivo, o poder de carga do Audi e-tron surge como uma referência - e não apenas por causa da capacidade de carregamento de alta potência de até 150 kW. Um alto consumo de corrente por parte da bateria numa ampla faixa de carga é, no mínimo, tão importante quanto a potência máxima.
A curva de carga de 150 kW do Audi e-tron é caracterizada pela continuidade num patamar elevado. Sob condições ideais, o carro vai de 5% a 70% no limite da potência máxima até que o gestor inteligente da bateria baixe os níveis de entrada da energia para proteger as células de íons de lítio e garantir o ciclo de vida.
Uma grande diferença em relação a outros conceitos concorrentes, que normalmente só atingem sua capacidade total por um curto período (pico) e reduzem consideravelmente sua potência antes de atingir o limite de 70%. Na verdade o Audi e-Tron Audi e-tron mantém-se nos 100 kW de energia em carregamento quando chega a 80 por cento.
No dia-a-dia, esta possibilidade tem um benefício adicional: para um carregamento de cerca de 100 quilômetros, o cliente passa idealmente menos de 10 minutos no terminal de carga.
O Audi e-tron atinge a marca de 80 por cento após pouco menos de 30 minutos. Mesmo que demore muito mais por motivos técnicos, para carregar os últimos 20% o carregamento completo do Audi e-tron num terminal de alta capacidade leva menos de 50 minutos - uma característica excelente em comparação com a concorrência.
A bateria de iões de lítio do Audi e-tron tem uma capacidade nominal de 95 kWh e foi concebida para um ciclo de vida longo. O seu elaborado sistema de gestão da temperatura da bateria forma a base para um desempenho bem equilibrado. O arrefecimento a líquido garante que a temperatura da bateria permanece na faixa ideal de operação entre os 25 e 35 graus Celsius, mesmo quando em altos níveis de utilização da energia (acelerações) ou a baixas temperaturas.
O núcleo do sistema de resfriamento é composto por perfis extrudados - visualmente comparáveis com uma estrutura de ripas - que foram afixados por baixo do sistema de bateria. Um adesivo recentemente desenvolvido e termicamente condutor une a unidade de gestão de temperatura ao invólucro da bateria.
O colmatador de folgas forma o contato entre o alojamento e os módulos de células. Este enchimento é um gel termicamente condutor que preenche o espaço para o alojamento em cada módulo de células de baterias. No que é uma solução particularmente eficiente, o gel transfere uniformemente o calor residual produzido pelas células para o líquido refrigerante.
A separação espacial de elementos e células de bateria que transportam água de resfriamento também aumenta a segurança geral do sistema.
Além disso, a potência de carga e a capacidade da bateria, a disponibilidade de terminais de carga é um fator chave na mobilidade elétrica ilimitada e livre de preocupações. A Audi também não deixou nada ao acaso em relação à infraestrutura. Com o seu serviço de carregamento e-tron dedicado, a marca com os quatro anéis atualmente produz cerca de 100.000 pontos de carregamento disponíveis em 17 países da UE por cartão ou smartphone.
Os preços padronizados, específicos do país, significam que utilizador pode viajar com facilidade e sem ter que comparar preços constantemente. Em viagens mais longas, os clientes da Audi carregam os seus carros nos terminais de HPC da rede IONITY em condições especiais. Esta rede de carregamento está a ser gradualmente expandida e deverá ter 400 estações em 2020.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Maioria dos carregamentos de veículos elétricos ocorre em casa
Publicado no Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário