
“Único veículo de combate a incêndios no mundo totalmente elétrico e não-tripulado”.
É assim que a empresa portuguesa Jacinto Marques de Oliveira apresenta o Eco-Camões, a grande novidade que este ano leva à Segurex, feira de segurança e proteção que até sábado, 11 de maio, decorre nos espaços da FIL, no Parque nas Nações.
Pelas suas características, esta inovadora viatura apresenta duas grandes vantagens, que são a ausência de emissões de gases poluentes, que acentuariam ainda mais a dificuldade dos soldados da paz atuarem em cenários com ar mais rarefeito, e ainda a possibilidade dos homens nem terem de se aproximar do fogo pois é possível controlar a viatura à distância.
Entre as características mais interessantes do Eco-Camões estão desde logo a presença de cinco motores elétricos. Quatro deles com 150 kW (201 cv) destinam-se à locomoção, movendo as rodas, a que se junta outro propulsor que dá energia à bomba dos equipamentos de extinção. Este veículo elétrico e autônomo de combate a incêndios conta com baterias para percorrer 300km ou garantir o funcionamento ininterrupto das suas bombas durante quatro horas.
O autônomo Eco-Camões pode operar a distâncias de um quilômetro, através de um painel remoto. E permitindo operar na totalidade todos os seus mecanismos, pois além da direção e tração da viatura de combate a incêndios também se pode controlar de longe os seus sistemas de extinção de fogos. Com a visibilidade garantida por diversas câmaras, este veículo tem dois monitores, bomba de água e bomba de espuma. A capacidade de agente exterior a transportar é de 10.000 litros de água, 1200 litros de espumífero ou 250 kg de pó químico.
Para saber mais informações sobre o Eco-Camões, o veículo elétrico e autônomo de combate a incêndios, pode sempre passar pela Segurex até ao próximo sábado ou visitar a página de Facebook da Jacinto Marques de Oliveira.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Eco-Camões é um veículo de combate a incêndios 100% elétrico
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário