Ajude a mitigar as alteraçōes climáticas divulgando a mobilidade elétrica. Compartilhe as notícias em sua rede de relacionamentos.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Condutores preferem tuk tuk elétrico

Os tuk tuk elétricos são mais espaçosos, não fazem barulho, não poluem o ambiente e são mais econômicos. Mas só há vantagens? Quem os conduz garante que sim.

Marco Peixoto conduz um tuk tuk elétrico há poucos meses e não quer outra coisa. "A comunicação com os clientes é muito mais fácil, até porque a cidade já é barulhenta e um veículo a combustão não ajuda, o conforto também é superior, leva seis passageiros, enquanto os outros a combustão transportam quatro."
Acabou-se "o barulho, a trepidação, o cheiro da gasolina e a fumaça". Quanto à funcionalidade não há nada que saber: "um tuk tuk elétrico faz um dia de trabalho completo, cerca de dez ou doze horas, carrega em casa, enquanto dormimos e a seguir volta tudo ao normal".

Para Marco Peixoto nem mesmo a falta de postos de carregamento elétrico pela cidade é um problema: "Nenhum tuk tuk vai ficar na rua, a carregar durante a noite, portanto, não é assim tão essencial como isso". O preço é também mais apetecível: "Gastamos um euro de eletricidade" em vez de "dez euros de gasolina". O patrão, Eduardo Vieira, dono de uma frota de 15 tuk tuk elétricos, assume que é "vantajoso", não só pela questão econômica, "mas também pela qualidade". Vamos a contas: Um tuk tuk elétrico custa cerca de vinte e um mil euros, a combustão custa cerca de metade, ou seja, 11 mil.

Autarquia de Lisboa já proibiu, mas ainda circulam muitos tuk tuk a gasolina na capital
A autarquia de Lisboa já proibiu a circulação dos tuk tuk com motor a combustão, mas isso ainda não se verifica na prática. Eduardo Vieira lembra que "em 2016 emitiram um regulamento em que uma das condicionantes era a transformação dos veículos a gasolina em veículos elétricos. Nós, na altura, tínhamos uma frota veículos a combustão e tivemos de fazer um esforço enorme para transformar os veículos em elétricos", sublinha. Apesar do grande investimento que fez na frota de tuk tuk este empresário espera que o investimento seja compensador, ainda que "a longo prazo".


"O retorno não vem logo, até porque um veículo elétrico não fatura mais do que um veículo não elétrico". A Câmara Municipal não disponibilizou qualquer apoio às empresas de tuk tuk, mas Eduardo Vieira antecipa uma dor de cabeça para a autarquia da capital, uma vez que a "rede elétrica não tem capacidade suficiente para carregar muitos veículos elétricos" nas garagens.

A única desvantagem destes veículos talvez seja a bateria. Marco Peixoto que os conduz todos os dias, lembra que "as baterias quando morrem são bastante poluentes e essa será a única desvantagem, o fato de as baterias não serem cem por cento verdes". A TSF questionou a Câmara de Lisboa sobre a regulamentação destes veículos, mas não obteve qualquer resposta.

VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável

PostagemCondutores preferem tuk tuk elétrico

Publicado no Verdesobrerodas


Por TSF conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial