As empresas industriais envolvidas no projeto de investigação “FastCharge” apresentaram os resultados do desenvolvimento de tecnologia de carregamento de veículos elétricos. Foi inaugurada em Jettingen-Scheppach, na Baviera, uma estação de carregamento com capacidade até 450 kW. A estação permite o carregamento ultrarrápido.
Testes de carga com veículos desenvolvidos no âmbito do projeto mostrou que os tempos de carga são inferiores a três minutos para 100 quilômetros de percurso ou 15 minutos para carga total de 10 a 80% do Estado de Carga (SOC).
Com a nova tecnologia de carregamento rápido espera-se os veículos elétricos passem a ser mais atrativos e assim aumente a eletromobilidade. Ao aumentar capacidade de carga até 450 kW, o que é entre três e nove vezes a capacidade disponível nas atuais estações de carga rápida DC verifica-se uma redução substancial nos tempos de carga. As empresas envolvidas no projeto “FastCharge” estão a investigar os requisitos técnicos que são necessários para satisfazer as especificações dos veículos e as infraestruturas para aproveitar a capacidade de carga extremamente alta.
O sistema de fornecimento de energia da Siemens que está a ser usado no projeto permite que os investigadores testem os limites da capacidade de carga rápida pelas baterias dos veículos. O sistema pode suportar tensões até 920 volts, que é o nível previsto para futuros veículos movidos a eletricidade.
O sistema integra eletrônica de alta potência para as conexões de carga como interface de comunicação com os veículos elétricos. Este controlador de carga garante que a saída é automaticamente adaptada para que diferentes carros elétricos possam ser carregados usando uma única infraestrutura.
A arquitetura modular e flexível do sistema permite que vários veículos sejam carregados ao mesmo tempo. O sistema é adequado para várias e diferentes aplicações, incluindo soluções de tarifação de frota e para o carregamento em estrada. Para ligar o sistema à rede pública de energia em Jettingen-Scheppach foi usado, um sistema configurado com duas conexões de carregamento: uma oferece uma capacidade de carga até 450 kW, e a outra pode fornecer até 175 kW. O protótipo usa a versão europeia Tipo 2 dos conectores de carregamento do sistema de carregamento combinado (CCS).
A operação de carregamento é realizada através de uma nova rede multivoltagem no lado do veículo usando um conversor CC / CC de alta tensão, transformando a tensão de entrada necessária de 800 V da estação de carregamento para os 400 V que é a tensão do sistema do veículo de pesquisa BMW i3.
O veículo de teste da Porsche com capacidade de bateria de aproximadamente 90 kWh atingiu uma capacidade de carga de mais de 400 kW, permitindo tempos de carga inferiores a três minutos nos primeiros 100 km de percurso. O projeto de investigação “FastCharge” está a ser executado por um consórcio da indústria sob a liderança do BMW Group, e inclui a Allego GmbH, a Phoenix Contact E-Mobility GmbH, o Dr. Ing. h. c. F. Porsche AG e Siemens AG.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Inaugurado estação de carregamento para VE ultrarrápido
Publicado no Verdesobrerodas
Por TV Europa conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário