
A Sunswift é uma equipe de engenharia da Universidade de New South Wales, na Austrália, que há 22 anos tem vindo a desenvolver automóveis equipados com painéis solares, que depois convertem esta energia para uso em motores elétricos. O seu veículo mais recente, o Violet é o sexto produto desta equipe universitária, tendo começado a circular na estrada em setembro de 2017. O carro solar foi desenhado para parecer um familiar comum, mas consumir a mesma energia que uma torradeira caseira.
A velocidade máxima do carro solar australiano está limitada a 130 km, e os painéis solares montados no teto garantem uma autonomia de 800 km, contando com a ajuda da energia acumulada nas baterias.
Os seus motores elétricos geram apenas 7 kW de potência, ou seja, não precisa de mais de 9,5 cv, até porque o chassis é uma monocoque em fibra de carbono, que mantém o peso total do conjunto em apenas 400 kg, um terço de um carro normal com as suas dimensões.
No próximo ano, o Sunswift Violet vai participar no Challenge Mundial Bridgestone para Carros Solares, mas primeiro precisava de comprovar como era eficiente e bater o anterior recorde do mundo de 5,5 kWh por cada 100 km. No final, a equipe universitária percorreu nada menos que 4100 km em seis dias, mantendo o consumo médio na casa dos 3,25 kWh de energia elétrica por cada 100 km, não gastando mais que 45 dólares australianos, ou 27,50 euros. É a mesma quantidade de energia usada diariamente numa moradia comum, e 17 vezes mais eficiente que um automóvel a gasolina com as suas dimensões.
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Postagem: Carro solar roda mais de 4.000 km e registra recorde
Publicado no Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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