O Toyota Prius surgiu no Salão de Los Angeles renovado e com uma grande novidade. É que a Toyota decidiu equipar o Prius com um motor elétrico extra, garantindo tração integral.
O motor elétrico extra tem como função transmitir potência às rodas traseiras, assim, o Toyota Prius passa a contar com tração integral sem ter de haver uma ligação mecânica entre o motor e as rodas.
O sistema, designado AWD-e, permite que as rodas traseiras recebam potência entre os 0 e os 10 km/h, para ajudar à aceleração inicial, e quando se depara com situações de fraca aderência o motor elétrico transmite potência às rodas traseiras, isto até aos 70 km/h.
Este sistema já é usado há alguns anos no mercado japonês e difere de outros similares na marca como o usado no Rav4, já que o do Prius é bem mais compacto e leve, e bem mais modesto em potência — apenas 7 cv contra 68 cv —, daí as situações pontuais em que é referida a sua ação.
Ainda falta divulgar as especificações finais do modelo, mas como acontece no modelo japonês, o motor elétrico extra no AWD-e não tem interferência na capacidade da bagageira, e o impacto nos consumos e emissões deverá ser mínimo. Para alimentar este novo motor, foi adicionado também uma nova bateria de hidreto metálico de níquel (Ni-MH) — o restante sistema híbrido do Prius usa baterias de iões de lítio.
Para além de ter recebido o sistema AWD-e, o Toyota Prius viu também o seu visual ser renovado, passando a contar com novos faróis dianteiros e traseiros, novos para-choques e uma traseira redesenhada. Já no interior as mudanças são bastante discretas, limitando-se a alguns comandos. O renovado Toyota Prius tem a apresentação europeia marcada para o mês de janeiro, no Salão de Bruxelas. Será que também trará o sistema AWD-e?
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade sustentável
Postagem: Prius motor elétrico agora com tração integral
Publicado no Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário