Lisboa promoveu entre os dias 13 e 14 Junho de 2015, no Parque das Nações, em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, mais um Encontro Nacional de Veículos Eléctricos (ENVE-2015). O evento teve a sua importância ressaltada por reunir, em um único desfile, o maior número de veículos elétricos na região ibérica.
O encontro contou com 199 veículos elétricos, sendo: 115 automóveis, 55 motocicletas, 27 bicicletas e 2 Monociclos. Desfilaram no dia 13, 117 veículos elétricos, sendo: 71 automóveis, 40 motocicletas, 4 bicicletas e 2 Monociclos. Como revela o vídeo abaixo, o desfile ocorreu de forma descontraída e contou, naturalmente, com o apoio da polícia de trânsito de Lisboa.
Estavam presentes representantes de vinte marcas com alguns de seus concessionários, levando vinte e nove modelos elétricos para o encontro. Os participantes tiveram oportunidade de testar carros, motocicletas e bicicletas elétricas. Algumas empresas que possuem carros elétricos na frota compareceram, também, ao evento. Como foi o caso da ZEEV, que disponibilizou várias bicicletas elétricas e a LeasePlan que levou um Nissan Leaf. Os taxistas se fizeram representar com dois carros Nissan Leaf 100% elétricos, sendo um de Lisboa e outro do Porto.
Para evidenciar a importância e os benefícios da mobilidade elétrica foram realizados reuniões abertas ao publico, com a presença de especialistas da mobilidade elétrica, a exemplo de Robert Stussi que já foi presidente da Associação Portuguesa do Veículo Elétrico, Marcos Lopes e Rui Ramalhete, organizadores do evento.
Durante o evento foram homenageados alguns condutores de veículos elétricos. Manuel Portalinha recebeu homenagem por ter percorrido a maior distância com um veículo elétrico. Ele conduziu o trecho Porto-Lisboa-Porto com seu Nissan Leaf, tendo rodado 804 quilômetros (393 kn no primeiro trecho) sem nenhum problema. No percurso Porto-Lisboa, ele passou por Felgueiras, Penafiel, Branca (Albergaria-a-Nova), Coimbra, Fátima, Aveiras-de-Cima até chegar à praça das Nações em Lisboa, onde ocorreu o evento.

Também, foram homenageados outros dois participantes que superaram 100.000 quilômetros com seus veículos em modo elétrico puro: Sérgio Mendes, proprietário do Nissan Leaf já rodou 117 296 Km e Vitor Gomes, também dirigindo um Nissan Leaf, alcançou 108.587 quilômetros.
Na modalidade duas rodas, foram os seguintes homenageados:
Nuno Santos – maior número de quilometro rodado (79.378 kms)
Gonçalo Assunção - 2º maior número de quilometro rodado (61.441 kms)
Alcino Marques - 3º maior número de quilometro rodado (56.462 kms)
Helder Peixoto - maior distância percorrida (374 kms)
Jorge Rocha - 2ºmaior distância percorrida (255 kms)

Recentemente, surgiram indícios de que o governo de Portugal poderá incentivar as vendas de veículos elétricos. Se isso ocorrer, será uma iniciativa inteligente, pois poderá reduzir a importação de combustíveis fósseis, gerar empregos, divisas com exportação de produtos e serviços, aliviar o bolso do consumidor com combustível mais em conta (a eletricidade é mais barata do que a gasolina) e o que é mais importante: reduzirá as emissões das frotas de veículos automotores, contribuindo para minimizar os impactos das alterações climáticas.
Publicado no Verdesobrerodas
Origem: VSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário