A Jaguar Land Rover parece estar determinada a criar veículos com tecnologia elétrica, provavelmente híbridos, num futuro próximo. A Jaguar já testou oficialmente um XJ híbrido e o supercarro híbrido C-X75 numa primeira abordagem ao mercado. Agora é a vez da Land Rover começar a experimentar os seus próprios veículos com tecnologia elétrica. Neste caso, a marca optou por um Defender elétrico com o nome de código Leopard 1 que serve para mostrar que um carro elétrico pode continuar a ser todo-o-terreno.
O jipe tem tração integral e diferencial autoblocante, mas utiliza uma transmissão de velocidade única porque o motor elétrico faz com que todo o binário esteja imediatamente disponível. A Land Rover também está a testar uma versão modificada do seu sistema Terrain Response.
A marca britânica não tem qualquer intenção real de produzir um Defender elétrico. Este veículo é uma base de teste para fazer com que os futuros Land Rovers com tecnologia elétrica tenham as mesmas capacidades todo-o-terreno dos seus homólogos de combustão interna. O maior desafio será a forma de lidar com travessias de água com um veículo elétrico.
A Land Rover testou o jipe a transportar um conjunto de carros de 12 toneladas numa estrada com uma inclinação de 13% e a atravessar percursos de água com uma altura de 800 milímetros
"Este projeto está a funcionar como um laboratório evolutivo para a Land Rover avaliar os veículos elétricos, mesmo nas condições de todo-o-terreno mais complicadas. Isso dá-nos uma oportunidade de evoluir e testar algumas das tecnologias que podem um dia vir a ser introduzidas nos futuros modelos Land Rover", referiu Antony Harper, Diretor de Investigação da Jaguar Land Rover.
Publicado por Evaldo Costa - Verdesobrerodas
Fonte: AutoVivaPT









